Assunção é a 19a cidade da América do Sul a receber um Campeonato Absoluto de Natação, nas 43 edições realizadas desde 1929, é a primeira vez que se realiza no Paraguai.

São 87 anos de Sul-Americanos, a competição chega ao seu 10o país. O Brasil é quem mais vezes organizou a competição, nove vezes. Depois Argentina com sete, Chile, Colômbia e Uruguai com seis, Perú quatro, Equador duas vezes, e com uma realização Bolívia, Venezuela e agora Paraguai.

Nas 19 cidades que já sediaram o Sul-Americano, um empate entre Rio de Janeiro, Buenos Aires e a colombiana Medellin, todas com cinco edições.

No Brasil, já tivemos Sul-Americanos no Rio, São Pualo, Porto Alegre e Belém.

O primeiro Sul-Americano foi em Santiago no Chile, 1929. A cidade voltou a sediar mais uma vez em 1986.

Este é o 43o Sul-Americano de Natação, mas foi o nono de águas abertas e o 19o de nado sincronizado.

A competição que começou hoje está sendo no Centro Acuático Nacional, um moderno complexo inaugurado no dia 5 de setembro de 2014. Obra do Governo do Paraguai, o local demorou 30 anos para ser concluído. Foram oito presidentes da República para inaugurar a obra que custou 3 milhões de dólares.

São duas piscinas, uma de 50×25 metros, outra caixa de saltos ornamentais, cobertas e com arquibancadas nos dois lados. Diversas salas multiusos, ginásio e sala de musculação completam o complexo.

A FEPANA, Federação Paraguaia de Natação é quem faz a administração do local, oferecendo classes para aprendizagem além de disponibilizar, sem custo, para treinamento dos clubes locais.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário