A Best Swimming selecionou as prováveis mais comuns dúvidas referentes a nossa seletiva, o Troféu Maria Lenk 2016, definindo a natação do Time Brasil para o Rio 2016. Confira aí:

1) A pergunta mais ouvida: tem ingressos a venda, posso assistir?
Não, infelizmente, por questões de organização e principalmente custos, o Troféu Maria Lenk, como foram diversos outros Testes Eventos do Rio 2016, é um evento fechado ao público. Cada atleta participante vai ter direito a três ingressos para seus familiares. Credenciais estão sendo entregues pela CBDA no Hotel Verano na Barra da Tijuca.

2) O SporTV vai transmitir?
Todos os dias, todas as finais. A partir das 17:30, são seis etapas, finais A e B. As eliminatórias não serão transmitidas.

3) Vamos ter tomada de tempo para os revezamentos?
Ainda a ser definido pela comissão técnica da CBDA. O Brasil tem 4 dos 6 revezamentos classificados para o Rio 2016. O 4×200 livre masculino e o 4×100 medley feminino ainda buscam vagas pela repescagem. Tomadas de tempo podem ser feitas ao final da competição e os tempos validados. O 4×200 livre masculino é o 1o da repescagem, o 4×100 medley está em segundo atrás da Finlândia.

4) Existe um tamanho máximo para a Seleção Brasileira Olímpica?
Existe, mas não será atingido. São 52 atletas, 26 de cada sexo. Ao final do Open, nossa equipe tem 27 nadadores, 20 atletas entrando com índice, 7 para o revezamento. Por sexo, são 18 homens e 9 mulheres.

5) O Brasil vai levar algum atleta com índice B?
Não, não vai. A CBDA segue a orientação do COB que determinou que apenas nadadores com índices A serão convocados.

6) O que acontece se um ou mais atletas empatarem com o mesmo tempo?
Atletas que atingirem o mesmo tempo nas finais, o tempo conquistado na eliminatória será considerado. Se o tempo empatado for entre Open e Maria Lenk, ganha a marca obtida na última seletiva.

7) Atletas convocados podem nadar provas extras na Olimpíada?
Sim, desde que tenham o índice B da respectiva prova e não haja outro nadador do Brasil na prova.

8) Existe limite de provas por nadador para a Olimpíada?
Não, atletas podem nadar quantas provas quiserem desde que tenham índices para a disputa das mesmas.

9) Serão chamados nadadores extras para os revezamentos?
Isso ainda vai ser deliberado pela comissão técnica da Seleção. Em caso da convocação de nadadores extras, uma nova regra determina que os atletas extras sejam obrigados a nadar as eliminatórias ou final da prova sob risco de desclassificação da equipe. É uma regra nova do COI/FINA para esta Olimpíada.

10) Quantos nadadores extras podem ser chamados?
Regra ditada pela FINA, de acordo com o número de revezamentos podem ser chamados um determinado número de nadadores extras. O Brasil tem quatro revezamentos classificados, já tem direito a oito nadadores extras. Caso chegue a seis revezamentos, poderá ter até doze nadadores extras.

11) Por ser país sede, o Brasil tem alguma vantagem em classificar atletas ou revezamentos para o Rio 2016?
Não, nenhuma. Apenas se não tivéssemos nenhum nadador com índice, teríamos direito a um nadador no masculino e outro no feminino pelo critério de Universalidade.

12) Como será a participação dos atletas estrangeiros?
Atletas estrangeiros nadam o Troféu Maria Lenk balizado por seus melhores tempos e classificam somente para as finais A. Na final B, apenas brasileiros.

13) Teremos premiação e contagem de pontos no Maria Lenk?
Sim, contagem de pontos para os 16 primeiros colocados de cada prova. Caso hajam nadadores estrangeiros, a contagem pode descer para atletas que nadaram apenas as eliminatórias contabilizando pontos para seus clubes. Para o pódio, teremos duas premiações, uma internacional reunindo os três melhores tempos da prova, e outra nacional, com os três melhores tempos entre os brasileiros.

14) Nadadores da final B podem pegar vaga olímpica?
Sim, os tempos das finais A e B são considerados como classificatórios para os Jogos Olímpicos.

15) A seletiva também define os treinadores da equipe?
Sim, os treinadores serão convocados pelo critério estabelecido pela CBDA. São cinco treinadores, quatro por índice técnico e um quinto pelo número de atletas convocados.

16) Alguma prova pode ser adicionada em competições antes da Olimpíada?
Sim, desde que o atleta já esteja classificado ao final do Maria Lenk e conquiste marcas em outros torneios reconhecidos pela FINA , sendo em provas que ainda não forem completadas com dois nadadores ao final de nossa seletiva.

9 respostas
  1. Alexandre Lopes
    Alexandre Lopes says:

    Uma pena o Troféu Maria Lenk não ser aberto ao público. Eu e meu filho estávamos animados de poder ver nossos ídolos bem de perto já que moramos perto do parque olímpico mas teremos que ver pela televisão mesmo já que nem ingresso pras Olimpíadas conseguimos.
    Alguma explicação razoável para o local estar “pronto” e não poder receber o público que quer poder ver a piscina antes dos jogos? O evento de pólo aquático tb será fechado, bem ruim isso.

  2. Carlos oliveira
    Carlos oliveira says:

    Os tempos valem na final A e final B; nas eliminatórias tb… Nunca vamos ter mais de 3 estrangeiros…nadador que não ficar entre os 13 melhores não teria mesmo chances!!

  3. Fabio Lira
    Fabio Lira says:

    Estrangeiros na final A é bom pra puxar o nível dos brasileiros pra cima, e assim ajudar muitos a chegar no índice devido à alta competitividade.

  4. Leandro
    Leandro says:

    Não concordo !
    Exemplo: Nos 100m livre, com certeza Santo Condorelli (CAN) e Federico Grabich (ARG) irão elevar o nível da competição, o que ajudará nossos nadadores a conseguirem melhores marcas.

  5. Carlo Monni
    Carlo Monni says:

    Coach bom dia!!!! Como um evento histórico, na programação da SPORTV constará as finais “B” ou transmissão somente para as finais “A”. Um excelente trabalho para todos vocês.

  6. Roberto Caminha Filho
    Roberto Caminha Filho says:

    Seria de bom alvitre que os atletas classificados até o DÉCIMO SEXTO lugar só contassem pontos se alcançassem o ÍNDICE.
    É uma competição para ÍNDICES e não para PONTOS… que enganam o seu PRINCIPAL objetivo.
    Portões abertos para que os amazonenses possam assistir da arquibancada depois de pagarem R$4900,00 de passagem

  7. TORCEDOR
    TORCEDOR says:

    Tenho ouvido uma opinião quase unânime entre as pessoas com quem converso a respeito: os atletas estrangeiros deveriam nadar APENAS as eliminatórias. Finais A e B, somente para brasileiros.
    Do jeito que está, muitos atletas brasileiros vão perder uma segunda chance de tentarem obter os índices tão sonhados, ou apenas melhorar suas marcas. O que no meu entender seria legítimo. Estamos privilegiando os atletas estrangeiros em detrimento dos nossos. Eles (os estrangeiros) que vão disputar seletivas, ou apenas treinar em alto nível, nos seus países de origem…
    No meu modesto entendimento, UMA VERGONHA!!!

  8. Flávio Mildemberg
    Flávio Mildemberg says:

    Estrangeiros na final A?

    Coach, não seria mais sensato deixar a final A apenas para brasileiros, tendo em vista que se trata de uma seletiva olímpica?

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário