Começa nesta quarta-feira, na piscina da Unisul, na Palhoça, em Santa Catarina, a 25a edição do Campeonato Sul-Brasileiro Infantil e Juvenil reunindo quase 500 nadadores em disputa de quatro dias.
A competição é antiga, nasceu em 1992, quando o Grêmio Náutico União conquistou a primeira edição realizada em Joinville. A rivalidade também, União e Clube Curitibano se revezam desde então na conquista dos títulos. Apenas um vez, em 2006, no torneio realizado em Curitiba quando a Associação Desportiva Blumenau quebrou a banca conquistando o único título até hoje que não foi do União ou Curitibano. Curitibano tem sido melhor nos últimos anos. É o atual hepta campeão e soma 14 títulos no total, União tem nove.
Boa presença para a edição deste ano. São 30 clubes dos três Estados da região Sul. São 483 atletas e o Curitibano tem a maior delegação com 61 atletas, seguido pelo União com 45 e a uma novidade, o Recreio da Juventude de Caxias do Sul com 33 nadadores. O time da casa, Complexo Aquático é a maior delegação entre os 16 clubes catarinenses com 26 atletas.
Veja aqui a tabela de recordes da competição:
http://cbdaweb.org.br/cbda/natacao/evento/12/2016/sul-brasileiro-inf-juv
Balizamento do Sul-Brasileiro:
Oi coach , um abraço do amigo , só queria corrigir a informação , em 2006 a ADEBLU foi campeã no Paraná mas na cidade de Paranaguá e não em Curitiba e é sempre bom relembrar esse feito histórico da natação catarinense batendo os dois gigantes da natação do sul do Brasil , eu e o professor João Henrique que estávamos no comando dessa equipe guardamos com muito carinho em nossas lembranças essa grande vitória.