O mais conhecido circuito da natação mundial também tem a fama de ser o mais charmoso. E das três etapas, Monte Carlo, no Principado de Monaco, ganha disparado no quesito luxo.

O Circuito Mare Nostrum nasceu depois do Torneio de Monaco. O Príncipe Albert foi o responsável pela criação do torneio em 1983 no antigo Stadium Rainier III, piscina que leva o nome de seu pai. O Mare Nostrum só nasceria 11 anos depois na união com as competições de Barcelona na Espanha e Canet en Roussilon na França.

Monte Carlo tem um sistema distinto nas provas de velocidade. O sistema de desafio foi implantado em 1993 onde nas provas de 50 metros nos quatro estilos os nadadores vão sendo eliminados até chegar a final com apenas dois atletas.

O sistema prevê eliminatórias com todos os atletas inscritos, quartas de finais com oito atletas, semi finais com quatro, e a grande final com apenas dois nadadores.

A história mais interessante do Mare Nostrum de Monte Carlo é que foi na edição de 2000 que o Príncipe Albert conheceu a nadadora Charlenne Lynette Wittstock, integrante da equipe da África do Sul. Desde 2011, é sua esposa, Princesa Charlenne. Charlenne foi olímpica em Sydney 2000 quando integrou o revezamento 4×100 livre da África do Sul que terminou na quinta colocação.

O torneio sempre teve a participação e presença do Príncipe Albert de Monaco. Figura tradicional e importante não só da realeza, mas do mundo do esporte onde é um ativo membro do Comitê Olímpico Internacional. No encerramento do Mare Nostrum de Monte Carlo, todos os atletas participantes são convidados para um jantar de gala com a corte.

Das etapas do Mare Nostrum, Monte Carlo é a menos “brasileira”. Até hoje, apenas dois nadadores venceram provas por lá.

O SporTV transmite as finais do 34o Torneio Monte Carlo do Circuito Mare Nostrum neste final de semana, sábado e domingo a partir das 12 horas com narração de Cláudio Uchoa e comentários de Alex Pussieldi.

Brasileiros que já venceram em Monaco:
2010 – Thiago Pereira 200 borboleta 1:59.80
2014 – Nicholas Santos 50 borboleta 23.60

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário