Renovação, a palavra que marcou o time americano parece marcar também os Jogos do Rio 2016. Das 26 provas individuais, apenas duas vão ter os três medalhistas de Londres 2012 presentes na Olimpíada do Rio.

Apenas nos 200 livre masculino, onde o francês Yannick Agnel, o chinês Sun Yang e Tae Hwan Park da Coreia do Sul, e os 1500 livre novamente com Sun Yang, mais o canadense Ryan Cochrane e o tunisiano Oussama Mellouli. São as únicas duas provas onde o pódio de Londres vai estar na prova do Rio.

A renovação deixou sete campeões olímpicos sem condições de defender seus títulos no Rio e 34 medalhistas de fora. Veja prova a prova os medalhistas de Londres 2012 que não voltam nesta Olimpíada.

50 livre masculino –
Cullen Jones dos Estados Unidos prata em Londres terminou em terceiro lugar a seletiva americana, mesma posição para Cesar Cielo bronze na Olimpíada e terceiro colocado no Maria Lenk.

100 livre masculino –
James Magnussen vice campeão olímpico perdendo o ouro por um centésimo terminou em terceiro a seletiva australiana e vai ao Rio somente para o revezamento 4×100 livre. O canadense Brent Hayden, bronze em 2012, se aposentou logo após os Jogos.

400 livre masculino –
Americano Peter Vanderkay, bronze em Londres, se aposentou na Olimpíada.

100 costas masculino –
Americanos Matt Greevers e Nick Thoman, ouro e prata não vão ao Rio. Greevers ficou em terceiro na seletiva americana e Thoman nem disputou o Trials. Nenhum dos dois anunciou a aposentadoria.

200 costas masculino –
Campeão olímpico Tyler Clary ficou em terceiro na seletiva americana e anunciou sua aposentadoria. Ryan Lochte foi bronze em Londres e optou por não nadar a prova no USA Olympic Trials.

100 peito masculino –
Christian Sprenger da Austrália medalha de prata e o americano Brendan Hansen medalha de bronze se aposentaram. Sprenger se aposentou no ano passado após tentativa frustrada em voltar aos treinos por conta de uma lesão no ombro. Hansen se aposentou em Londres.

200 peito masculino –
Prata Michael Jamieson da Grã-Bretanha e bronze Ryo Tateishi do Japão não vão ao Rio. Ambos pararam nas seletivas olímpicas.

100 borboleta masculino –
Medalha de prata Yevgeny Korotyshkin da Rússia empatado com Chad Le Clos se aposentou e não vai ao Rio.

200 borboleta masculino –
Japonês Takeshi Matsuda bronze em Londres ficou de fora da seleção na seletiva olímpica.

200 medley masculino –
Medalha de bronze Laszlo Cseh da Hungria vai aos Jogos, mas não nada o medley. Vai focar nos 100 e 200 borboleta.

400 medley masculino –
Ouro Ryan Lochte dos Estados Unidos e prata Thiago Pereira do Brasil vão aos Jogos, mas não nadam os 400 medley. Lochte até tentou na seletiva americana, mas ficou em terceiro lugar.

50 livre feminino –
A holandesa Marleen Veldhuis ficou em terceiro lugar e se aposentou logo após a Olimpíada.

100 livre feminino –
Medalhista de bronze a chinesa Tang Yi pegou o time para o Rio 2016, mas somente para o revezamento 4×100 livre, não está em nenhuma prova individual.

200 livre feminino –
Vice campeã olímpica Camille Muffat da França faleceu em 2014 em acidente de helicóptero.

400 livre feminino –
Camille Muffat, campeã olímpica, mais a britânica Rebecca Adlington, esta medalhista de bronze que se retirou logo após os Jogos.

800 livre feminino –
Novamente, Rebecca Adlington, bronze na prova se aposentou.

100 costas feminino –
Campeã olímpica Missy Franklin não foi nada bem na seletiva americana. Terminou em sétimo lugar. A japonesa Aya Terakawa bronze nos Jogos se aposentou em dezembro de 2013.

200 costas feminino –
Elizabeth Beisel dos Estados Unidos foi bronze em 2012 e volta para o Rio, mas somente para nadar os 400 medley.

100 peito feminino –
Americana Rebecca Soni se aposentou logo após os Jogos de Londres onde foi prata na prova. Soni teria que fazer uma cirurgia nas costas caso desejasse continuar treinando. Optou por pendurar o maiô.

200 peito feminino –
Apenas a russa Yulia Efimova, bronze em 2012, estará de volta. A campeã Rebecca Soni se aposentou e a vice Satomi Suzuki vai nadar no Rio, mas apenas a prova dos 100 peito.

100 borboleta feminino –
Australiana Alicia Coutts foi bronze da prova em Londres, volta ao time no Rio 2016, mas fora da prova. Vai nadar apenas os 200 medley.

200 borboleta feminino –
Jiao Liuyang campeã e recordista olímpica não está no time chinês.

200 medley feminino –
Caitlin Leverenz perdeu a segunda vaga dos 200 medley no USA Olympic Trials por cinco centésimos para Melanie Margalis. A americana havia ficado com a medalha de bronze em Londres 2012.

400 medley feminino –
Li Xuanxu da China, medalha de bronze em Londres, ficou de fora do time olímpico.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário