O Comitê Olímpico do Brasil inovou para a escolha do porta-bandeira da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 no dia 5 de agosto no Maracanã. A indicação que tem sido sempre uma responsabilidade do Comitê, desta vez será repassada para o público. Desde ontem, no site do Globoesporte.com, o público pode votar nas três opções, todos medalhistas olímpicos de três diferentes modalidades.

Serginho do volei, Roberto Scheidt do iatismo e Yane Marques do pentatlo moderno. Dos três, Scheidt é o único que já teve a honra de abrir um desfile para o Brasil. Foi em 2008 em Beijing. O iatismo também é dos três esportes o único que já foi representado por um porta-bandeira, três vezes, nos Jogos de 1984 por Eduardo Souza Ramos, em 2004 por Torben Grael e em 2008 por Roberto Scheidt. Volei e pentatlo moderno serão estreantes se forem escolhidos. O atletismo com oito porta-bandeiras segue sendo o esporte que mais vezes abriu o desfile do Brasil nos Jogos Olímpicos desde Afrânio Antonio da Costa do tiro esportivo abrindo os Jogos de 1920 na Antuérpia. Caso Yane Marques seja a escolhida, seria a segunda mulher brasileira, repetindo Sandra Pires do volei de praia que foi a porta-bandeira dos Jogos de Sydney 2000.

RecuperaImagemRecortada.ashx

Veja o resumo das carreiras dos três atletas indicados pelo COB:

Sérgio Dutra Santos, o Serginho, ou Escadinha, nasceu em Diamantina do Norte, no Paraná, no dia 15 de outubro de 1975, tem 40 anos. É tido como o melhor líbero da história do volei bfrasileiro. Dono de três medalhas olímpicas, ouro em 2004, prata em 2008 e 2012. Vai para a sua quarta Olimpíada. Foi campeão mundial em 2002 e 2006, campeão da Copa do Mundo em 2003, campeão da Liga Mundial sete vezes, duas vezes campeão panamericano. Tem 1,84 de altura e pesa 78 quilos.

Yane Márcia Campos da Fonseca Marques, pernambucana de Afogados da Ingazeira, nasceu no dia 7 de janeiro de 1984, tem 32 anos. Ex-nadadora do Clube Náutico Capibaribe entrou para o pentatlo moderno onde se tornou na primeira (e única) medalhista da modalidade no país e na América Latina. Duas vezes olímpica, 18a em Beijing 2008 e medalha de bronze nos Jogos de Londres 2012. Três vezes medalhista nos Jogos Pan Americanos, ouro em 2007 e 2015, prata em 2011. Campeã mundial militar em 2011 por equiopes e mais duas medalhas de prata.

Robert Scheidt, paulista de São Paulo onde nasceu no dia 15 de abril de 1973, o mais veterano do grjupo, 43 anos de idade. Dono de cinco medalhas olímpicas, maior medalhista da história do Brasil nos Jogos ao lado de Torben Grael. Vai disputar sua sexta Olimpíada no Rio 2016, tendo sido medalhista em todas que participou. Sua esposa, Gintare Volungeviciute Scheidt, também é velejadora, e vai estar nos Jogos pela Lituânia já tendo sido escolhida como porta-bandeira de seu país. Dono de cinco medalhas em Jogos Pan Americanos, três de ouro e duas de prata, Scheidt já foi 12 vezes campeão mundial e mais uma na categoria júnior.

Para votar clique aqui.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário