Pela primeira vez o Comitê Olímpico do Brasil deu voz ao público brasileiro que escolheu ontem a pernambucana Yane Márcia Marques, atleta de 32 anos, do pentatlo moderno para ser a porta-bandeira do Brasil no desfile de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Pernambucana de Afogados da Ingazeira, Yane foi medalha de bronze na Olimpíada de Londres, em 2012, e somou um total de 49% da votação popular batendo Serginho do volei com 40% e Roberto Scheidt da vela com 11%.

portab620

Em matéria de currículo, Yane competia contra dois campeões olímpicos, Scheidt tem cinco medalhas olímpicas (dois ouros, duas pratas, um bronze)e Serginho com três medalhas olímpicas (um ouro e duas pratas). Mesmo sendo a primeira, e única, medalha do pentatlo moderno da América do Sul, Yane ganhou a votação num movimento organizado pela família e amigos em Pernambuco, mas também pelo apelo popular de sua história, de sua origem que vem sendo muito bem destacada nas matérias especiais nas últimas semanas.

podiopentatlo600

Será a segunda vez na história das Olimpíadas que o Brasil vai ter uma mulher carregando a bandeira na abertura dos Jogos Olímpicos repetindo Sandra Pires do volei de praia nos Jogos de Sydney em 2000.

Detalhe que Yane nem pretendia participar da cerimônia de abertura dos Jogos. O Rio 2016 vai ser sua terceira Olimpíada e compete apenas no dia 18 de agosto. Por conta disso, a pernambucana irá ao cerimonial que acontece na sexta-feira no Maracaná e logo em seguida retorna para Curitiba, no Paraná, onde faz o seu treinamento final visando os Jogos junto de seu treinador Alexandre França.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário