Estás pronto para os Jogos Olímpicos Rio 2016? Já pegou a programação da TV, comprou ingressos, conferiu os detalhes e destaques? A Best Swimming apresenta um bem humorado mini-dicionário para você se familiarizar com a primeira Olimpíada na América do Sul.

A
Aplauso – Ação que você vai ter de fazer muito, bastante mesmo. Para tudo, para todos. As vezes mais, outras vezes menos. Só perde para o grito, este então vá logo se preparando.

Austrália – É um país, gostam de cangurus, tem nossas cores, mas gostam de reclamar. Muitas vezes com razão, outras nem tanto.

B
Brasil – Nosso orgulho, nossa pátria, nossa alegria. Participe, comemore, grite e incentive. Leve sua bandeira, esteja vestido a caráter e celebre nosso Time Brasil.

C
Cerimônia de abertura – Algo grande, bom de se emocionar, belo e vistoso, com a cara do Brasil. Vai ser longa, mas emocionante e bonita. E uma certeza: jamais vai ser pior do que a abertura da Copa do Mundo, impossível!

Crowfunding – O nome é bonito, e o significado é uma simples vaquinha virtual. Alguns descarados querendo bancar suas viagens para assistir os Jogos as custas dos amigos, outros atletas que tentam trazer suas famílias para torcer.

F
Filas – Nos Jogos Olímpicos é o que não falta. Fila para entrar, para ir ao banheiro, para passar o check point, para encontrar o assento, para comprar algo, para sair. Fila para tirar selfie nos aros olímpicos, fila para tudo que você possa pensar. Vá preparado.

Final – Estar entre os oito do mundo. “Medalha” é difícil, quase impossível, vá até o “M” para entender, mas estar entre os oito já é muito. Temos um desafio, superar o recorde de seis finais dos Jogos de 2008.

G
Globalização – É a coisa mais linda dos Jogos Olímpicos. Vais ver bandeiras de todas as cores, de todos os continentes, de todos formatos. Pessoas vestidas a carater, outros mais descolados, mas sempre vivenciando e comemorando a beleza dos Jogos.

H
Hino – Tem duas versões. A dos outros que é para ser escutado respeitosamente e tem o nosso, que aí é para chorar muito. O da Itália também é legal, no final não esqueça de bater palmas em caso de alguma vitória da Diva Federica Pellegrini ou do fundista Gregorio Paltrinieri.

M
Medalha – O sentido dos Jogos. Todo mundo só nada, corre, salta, pula, atira, joga, se esforça para isso. Ganhar uma vale uma vida.

Michael Phelps – Deus, acima de tudo, de todos. Se ganhar vamos comemorar, se ganhar medalhas vamos comemorar, se não ganhar nada, vamos comemorar também. Se você conseguir uma foto, um selfie, um autógrafo, seu lugar no paraíso está garantido.

Mulheres – A vez delas! É a palavra do momento. A porta-bandeira é Yane Marques, o time feminino vai ter os três revezamentos pela primeira vez e Joanna Maranhão chega a sua quarta Olimpíada, recorde da natação olímpica feminina.

O
Olimpíada – Uma oportunidade, um desafio e um passo adiante para ajudar a transformar o esporte deste país. Viva e aproveite este momento. “Um mundo novo” como diz o lema dos Jogos.

Ouro – É a realização de um sonho, o máximo que se pode conquistar nas próximas três semanas.

P
Pins – A sensação das Olimpíadas. Vem gente de toda parte do mundo só para trocar pins. Eles armam suas coleções no chão e expoem os que estão para trocar. São centenas, as vezes milhares. Se você não tem nenhum, compre na Rio 2016 store, vale a pena.

Pokemon Go – Algo novo, diferente, não sabemos exatamente o que é, mas está em tudo que é lugar, em todas as redes sociais e nos empurrando goela abaixo. E agraciados com a cara olímpica.

R
Recordes – São marcas fortes, jamais feitas, jamais atingidas. Desta vez, entretanto, não valem nada. Só o que conta é tocar na frente, o negócio é “Medalha”, volte até a letra “M” para entender.

Refugiados – Os verdadeiros heróis destes Jogos. Sobreviventes e que seguem no esporte, pela primeira vez tendo a oportunidade de participarem da Olimpíada e representam o sonho de muitos outros neste mundo de tanta intolerância que vivemos.

S
SporTV – Se você não é assinante, perdeu! Vai ser difícil, diríamos impossível acompanhar tudo o que está sendo oferecido. São 16 canais na TV mais 44 sinais na internet, você vai conseguir ver a Olimpíada 100% ao vivo. O grande problema para as próximas duas semanas é conseguir dormir.

T
Thomas Bach – O cara! Presidente do COI que manda e desmanda, que nos critica, mas quase empre elogia. Nesta saga que está sendo o Rio 2016, Bach esteve sempre a nosso favor, mesmo quando cometemos nossas constantes falhas.

Tocha – Um fogo sagrado, que roda o país há três meses. Sua chegada será triunfal ao Maracanã. Você vai ficar emocionado, vai se arrepiar e talvez até chorar.

Transporte – É crise, dificuldade e paciência. Não se chega de carro, nem de Uber, nem de taxi. É tudo pelo transporte urbano e aí você já sabe, volte para a letra F e leia a palavra “Fila” para entender tudo isso.

V
Vaia – É algo feio, inaceitável, mas brasileiro gosta. Vem do futebol, onde se vaia o próprio time, basta uma jogada mal feita, uma campanha ruim, um gol perdido. Não faz parte da Olimpíada, nunca fez. Deve ser evitada e até podem aparecer uns desavisados, não deixe isso ir adiante. Proibida!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário