Quinta-feira, 4 de agosto de 2016. É o último dia do Diário Olímpico na Best Swimming. A partir desta sexta-feira, você tem a cobertura das competições e todo o desenrolar como histórias e destaques que estarão em evidência nas próximas duas semanas na Cidade Olímpica.
Rio de Janeiro de tempo firme, nublado e com algum vento. Temperaturas entre 15 a 28 graus e a previsão deve se manter assim para os próximos dias. Na previsão do tempo, existe a possibilidade de chuvas entre terça e quarta-feira.
4 de agosto, data de celebrar aniversário de 335 atletas olímpicos ao longo da história, 23 deles nadadores. Um é Nicolas Oliveira, atleta do Time Brasil que no Rio 2016 participa da sua terceira Olimpíada e completando 29 anos de idade.
Foi no dia 4 de agosto de 2012 que Michael Phelps anunciou a sua aposentadoria. O maior atleta olímpico da história fez isso logo após nadar o revezamento 4×100 medley com vitória americana, sua 22a medalha olímpica e 18a de ouro. Momentos depois, Phelps foi homenageado pela FINA como o maior nadador da história e ali mesmo na piscina assinou os papéis de aposentadoria junto a WADA.
Notícias da véspera do abertura dos Jogos do Rio 2016:
* Tivemos o congresso técnico reunindo os representantes das equipes participantes. Detalhes do evento estão na Best Swimming.
* Anunciada a sueca Therese Alshammar como porta-bandeira de seu país, a 17a da natação para o cerimonial dos Jogos Rio 2016. Alshammar compete na sua sexta Olimpíada se tornando na nadadora com maior número de participações olímpicas igualando o também sueco Lars Froelander e o turco Derya Buyunkucu.
* Grande notícia do dia foi o fim da novela de participação russa nos Jogos do Rio. O Tribunal da Corte Suprema do Esporte CAS/TAS considerou ilegal da decisão do COI de banir todos os atletas que já foram suspensos por doping do Rio 2016, mesmo que já tivessem cumprido suas penas. A decisão beneficiou a medalhista olímpica Yulia Efimova.
* O COI também liberou através do comitê estabelecido para a deliberação final de participação os nadadores Nikita Lobintsev e Vlad Morozov.
* Duas notícias relacionadas a Austrália na véspera do início da competição. Uma com um suposto confronto de Sun Yang com Mack Horton na piscina. Segundo o jornal The Herald Sun, o chinês teria jogado água em Horton durante o treino “tentando atrapalhar” o adversário. Horton, segundo o jornal, não reagiu.
* O mesmo jornal publicou artigo informando que o treinador Michael Bohl retirou seus atletas da piscina de aquecimento para a piscina principal da OAS depois de constatar que a água estava turva. Segundo o jornalista Todd Balym, havia preocupação com a saúde dos atletas.
Nadador Erik Risolvato de Porto Rico aparece no balizamento da competição, mas segundo o próprio, a FINA lhe proibiu de participar dos Jogos do Rio 2016. Abaixo ele deixa uma mensagem a respeito do caso.
Risolvato nasceu nos Estados Unidos, sua avó é de Porto Rico e ele ganhou a cidadania do país em 2014. Segundo decisão da FINA, ele precisaria residir um ano em Porto Rico, coisa que ele não fez. A mesma exigência foi o que barrou o russo Arkady Vyatchanin de competir pela Sérvia no Rio 2016.
Hoje foi dia do Papa Francisco abençoar o Rio e os brasileiros para os Jogos Rio 2016.
Imagens e notas do dia:
Chad Le Clos no treino com Graham Hill e depois no que ele chamou de seu melhor dia nos últimos três meses ao re-encontrar seus pais e o irmão Jordan que chegaram ao Rio de Janeiro.
Marcos Macedo, estreante olímpico, nada apenas os 100 borboleta para o Time Brasil e ainda com chances de poder estar no revezamento 4×100 medley.
Fotos com Michael Phelps sempreacontecem. Aqui foi Manuella Lyrio que tietou o americano. Manuella vai nadar apenas a prova dos 200 livre mais os revezamentos 4×100 e 4×200 livre.
Santiago Grassi, argentino de 19 anos, vai nadar apenas os 100 borboleta no Rio 2016. No ano passado, foi medalhista na prova nos Jogos Pan Americanos de Toronto.
Pernille Blume “finalmente”, conforme ela mesmo escreveu, conheceu a tenista compatriota Caroline Wozniacki. Pernille está nos revezamentos 4×100 livre e 4×100 medley da Dinamarca e não vai desfilar no Maracanã onde Wozniacki vai carregar a bandeira da Dinamarca.
Franziska Hentke, nadadora alemã, uma das favoritas para os 200 borboleta postou imagens do seu primeiro dia na Vila.
Cenas da chegada do time russo ao Rio, all clear!
Abaixo é o time Oussama Mellouli, nadador da Tunísia dentro do ônibus de transporte com o treinador americano Bill Rose. Mellouli está nas provas de piscina e águas abertas, mas é grande a chance de sair da prova dos 1500 para se dedicar apenas a prova dos 10 quilômetros.
Kaio Márcio Almeida pronto para sua quarta Olimpíada. Vai nadar apenas os 200 metros nado borboleta.
War Eagle, é reunião do time que nada ou já nadou por Auburn.
Jessica Cavalheiro apareceu para tirar a sua tradicional foto nos aros olímpicos da Vila.
Biomecânico Paulo Cezar Marinho mostra os detalhes da coleta de imagens na troca de revezamento praticada entre Gabriel Silva Santos e Matheus Santana. Treinador Alberto Pinto da Silva vem trabalhando muito com a garotada desta prova.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!