Começa hoje! E, por incrível que pareça, ainda tem país que não anunciou quem será o seu porta-bandeira no desfile de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Até o momento, são 17 nadadores designados para carregar a bandeira de seus países no desfile.

A natação aparece em segundo lugar entre os esportistas até agora divulgados, atrás apenas do atletismo que tem 23 atletas. Alguns nomes conhecidíssimos como Michael Phelps pelos Estados Unidos, Federica Pellegrini pela Itália, Kirsty Coventry do Zimbabwe e a sueca Therese Alshammar, esta última anunciada ontem completando no Rio o recorde de seis participações olímpicas.

O Brasil vai ter Yane Marques do pentatlo moderno abrindo nosso desfile. Será a segunda vez que o Brasil terá uma mulher como porta-bandeira repetindo Sandra Píres do vôlei de praia em Sydney 2000. Entre todas as 207 nações que desfilam hoje, apenas o Brasil vai ter um representante do pentatlo moderno.

Veja quem são os nadadores que serão porta-bandeiras hoje no Maracanã:
Armênia – Vahan Mkhitaryan
Nadador de 19 anos de idade, nada os 50 metros nado livre como Universalidade inscrito como 23.36 participando da sua primeira Olimpíada.

Bahrain – Farhan Saleh
Recordista nacional de Bahrein nos 50 livre com 24.98, único abaixo dos 25 segundos, aos 19 anos participa como Universalidade da sua primeira Olimpíada.

Emirados Árabes Unidos – Nada Al-Bedwawi
Aos 18 anos, Nada Al-Bedwawi é a primeira nadadora da história dos Emirados Árabes Unidos a participar dos Jogos Olímpicos e vai ser a primeira mulher do país a carregar a bandeira. Vai nadar a prova dos 50 metros nado livre e participa como Universalidade.

Estados Unidos – Michael Phelps

Michael Phelps of the United States carries the flag after receiving his gold medal for the 4x100 medley, his eighth gold of the games, on Sunday August 17, 2008, in the Games of the XXIX Olympiad in Beijing, China.  (Photo by Paul Kitagaki Jr./Sacramento Bee/MCT via Getty Images)

Quinta Olimpíada para o maior atleta olímpico da história que fará o seu primeiro desfile de abertura. Dono de 22 medalhas olímpicas, 18 de ouro, Phelps está inscrito em três provas individuais (100 e 200 borboleta, 200 medley) e mais os revezamentos americanos.

Macedônia – Anastasija Bogdanovski
Outra nadadora classificada por Universalidade, Anastasija Bogdanovski de 23 anos de idade e que vai participar da prova dos 200 metros nado livre. É a recordista nacional com 2:01.28.

Guam – Benjamin Schulte
Ben Schulte participa da sua segunda Olimpíada. Esteve em Londres 2012 com apenas 16 anos e foi o 25o e último colocado na prova dos 10 quilômetros das águas abertas. Vive nos Estados Unidos onde estuda e treina na Bryant University de Rhode Island. Desta vez, Schulte vai nadar os 100 peito onde está balizado com 1:03.84.

Hong Kong – Stephanie Au
Primeira nadadora da história de Hong Kong a participar de três Olimpíadas, Stephanie Au, 24 anos de idade, vai estar no Rio apenas para abrir o revezamento 4×100 medley de Hong Kong, por sinal, primeiro revezamento do país a participar dos Jogos.

Itália – Federica Pellegrini

federica-pellegrini-italian-flag-720x500
A Diva completa hoje 28 anos de idade e vai ser a primeira nadadora italiana que irá carregar a bandeira do país na abertura dos Jogos. Esta é a sua quarta Olimpíada e tem duas medalhas ouro nos 200 livre em Beijing 2008 e a prata na mesma prova em Atenas 2004.

Liechetenstein – Julia Hassler
Julia Hassler tem 23 anos de idade, recordista nacional de seu país nas provas de 200, 400, 800 livre, 50, 100 e 200 borboleta, 400 medley tanto em piscina curta como em piscina longa. Revelada nos Jogos Olímpicos da Juventude de Singapura 2010, esteve nos Jogos de Londres em 2012 quando foi porta-bandeira de Liechetenstein na cerimônia de encerramento. No Rio, vai nadar apenas a prova dos 800 metros nado livre estando balizada com 8:39.12.

Maldivas – Aminath Shajan
Nadadora de 22 anos de idade participando como Universalidade está balizada com1:07.51 na prova dos 100 metros nado livre.

Malta – Andrew Chetcuti
Segunda Olimpíada para Andrew Chetcuti de 23 anos de idade e que esteve em Londres 2012 terminando em 39o lugar nos 100 metros nado livre com 51.67. Ele está novamente nos 100 livre, desta vez balizado com 51.16. O nadador treina e estuda na Universidade Georgia Tech nos Estados Unidos.

Papua Nova Guiné – Ryan Pini
Quarta Olimpíada para Ryan Pini e segunda vez que ele vai carregar a bandeira de seu país no desfile de abertura dos Jogos. Especialista nas provas de velocidade, Pini nadou os 100 borboleta nas três Olimpíadas que disputou, mas desta vez está nos 50 metros nado livre balizado com 22.13.

Suécia – Therese Alshammar

CpFeyUlWAAA0RqU.jpg-large
Aos 38 anos de idade, é a mais velha nadadora destes Jogos, e participando da sua sexta Olimpíada, vai se tornar recordista em número de participações igualando o também sueco Lars Froelander e o turco Derya Buyukuncu como os nadadores que mais vezes participaram dos Jogos. Alshammar que é treinada por seu marido já é mãe do pequeno Fred que nasceu em 2013. No Rio, Therese vai nadar os 50 livre junto da sua compatriota Sarah Sjoestroem balizada com 24.75.

Togo – Adzo Kpossi
Segunda Olimpíada para Adzo Kpossi, nadadora de 17 anos e que vai nadar a prova dos 50 metros nado livre pela Universalidade. Está balizada com 34.46.

Tunísia – Oussama Mellouli

Az-qXx5CEAAgc5W
Quinta Olimpíada para o único nadador da história campeão olímpico em piscina e águas abertas. Mellouli venceu os 1500 metros nado livre em Beijing 2008 e voltou para ser prata nos 1500 de Londres de 2012 e três dias depois venceu a prova dos 10 quilômetros das águas abertas. O nadador está inscrito novamente nas duas provas, porém ainda não definiu se irá ou não participar dos 1500. Mellouli está com 32 anos de idade e trocou de treinador este ano, saindo de Dave Salo no Trojan Swim Club para treinar com Bill Rose no Mission Viejo Nadadores.

Zimbabwe – Kirsty Coventry

149377073
Quinta Olimpíada para Kirsty Coventry e pela segunda vez consecutiva vai ser porta-bandeira de seu país. Dona de sete medalhas olímpicas, duas delas de ouro, vai nadar três provas no Rio: 100 e 200 costas e 200 medley. Atuando com destaque no movimento olímpico, Coventry é integrante da Comissão de Atletas do COI e faz parte da Comissão Organizadora dos Jogos de Tóquio 2020.

Time dos Refugiados Olímpicos – Yusra Mardini

FILE - This is a Monday, Nov. 9, 2015 file photo of Yusra Mardini from Syria poses during a training session in Berlin, Germany. They’ve fled war and violence in the Middle East and Africa. They’ve crossed treacherous seas in small dinghies and lived in dusty refugee camps.They include a teenage swimmer Yusra Mardini from Syria, long-distance runners from South Sudan and judo and taekwondo competitors from Congo, Iran and Iraq. They are striving to achieve a common goal: To compete in the Olympics in Rio de Janeiro. Not for their home countries, but as part of the first ever team of refugee athletes.(AP Photo/Michael Sohn, File)

(AP Photo/Michael Sohn, File)

A jovem nadadora síria Yusra Mardini de 18 anos de idade participa da primeira equipe de refugiados olímpicos. Junto de sua irmã, Mardini fugiu da Síria e juntas puxaram o barco onde estavam outros refugiados em busca de exílio na Europa. Atualmente vive e treina na Alemanha e está balizada em duas provas: 100 livre (1:03.12) e 100 borboleta (1:08.51). Vai carregar a bandeira do Comitê Olímpico Internacional, última delegação a desfilar antes do Brasil que fecha a cerimônia de hoje.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário