Terminou a natação e as águas abertas, mas os Jogos Olímpicos seguem até o domingo. Aproveitamos o momento para destacar alguns outros aspectos do Rio 2016. Com vocês, a Olimpíada Musical do Rio 2016.
Música mais executada no Centro Aquático Olímpico foi o hino nacional americano. Em 32 provas, os americanos subiram 16 vezes ao alto do pódio e escutaram sua música favorita. Abaixo uma versão do hino cantada pelos próprios nadadores americanos debaixo d’água:
O hino olímpico foi composto pelo grego Spyridon Samaras e foi executado pela primeira vez ainda nos Jogos de Atenas em 1896. Na abertura dos Jogos Olímpicos no Maracanã, o hino olímpico foi executado e cantado por um coral de crianças. Aqui, uma versão mais tradicional.
“Alma e Coração” é o título da música oficial do Rio 2016 composição de Projota e Thiaguinho.
O Rio 2016 teve três músicas distintas para as cerimônias de premiação. Uma inovação do Comitê Organizador. Abaixo as três versões executadas em diferentes modalidades, sendo a natação na versão tradicional e as águas abertas na versão descolada:
Não teve o mesmo impacto, muito menos o mesmo compartilhamento e reprodução, mas a Seleção Americana repetiu o clip musical reunindo todos os atletas as vésperas dos Jogos do Rio 2016. A versão Rio 2016 conhecida como Carpool Karaoke. Quase 5 milhões de reproduções no Youtube.
Kate Perry fez uma música especial para estes Jogos: “Rise” que serviu como música oficial para o Team USA e para a cobertura da rede americana NBC.
https://www.youtube.com/watch?v=jxkJfkoWAMk
A Prefeitura do Rio de Janeiro também produziu uma música para os Jogos, mas foi proibida de utilizar a “Os grandes Deuses do Olimpo visitam o Rio de Janeiro”.
“Vale a pena”, a música não-oficial que mais agradou, feita pelo produtor internacional Zukari e a cantora potiguar Marina Elali. O clip tem a presença e participação de diversas estrelas como Ivente Sangalo, Sandy, Carlinhos Brown, Fernanda Lima, Paulo Ricardo, Gaby Amarantos, Rafa Brites, Xande de Pilares, Sandra de Sá, Daniele e Diego Hypolito, Faibana Karla, Samantha Schmutz, Adriana BomBom, Eri Johnson, Viviane Araújo, Nicole Bahls, Vinicius D’Black, Livia Aragão entre outros. Todos descontraídos, fazendo selfies e dublando a voz de Marina.
Muito pouco executada, a música do Time Brasil merecia mais espaço.
De fato essa música do Time Brasil merecia destaque, eu nunca tinha ouvido. é até mais chiclete que a música tema do jogos.
Agora Coach, você bem que poderia nos ajudar e fazer uma programação dos nossos nadadores nas paraolimpíadas. Quero ir ver mas não sei quais dias são nossas esperanças de medalhas. Não sei em quais provas quais atletas vão estar, só sei que o Daniel Dias é da classe s3 ou s4. Enfim, fica a dica. Obrigado.