Uma série nova abrindo 2017. A Best Swimming vai fazer um giro por todo país, conhecendo clubes e academias que fazem natação competitiva. Nossa proposta é mostrar um pouco do trabalho de Norte a Sul do que está sendo feito e aplicado nas equipes de natação. Vamos tentar até o final do ano visitar o maior número de equipes e apresentar o programa de cada lugar visitado.

Marina Barra Clube, em plena Barra da Tijuca, Rio de Janeiro foi o primeiro lugar a ser visitado. Clube tradicional da natação do Rio de Janeiro e que tem se destacado nos últimos anos depois de alguns anos de ostrascismo.

marina

O clube já teve um grande momento quando sob comando de Daniel Volokita revelou nadadores do porte de Sarah Correia, João de Lucca, Conrado Chede, entre outros. Atletas que chegaram a Seleção Brasileira principal e tiveram toda a sua formação no clube. Uma nova era se iniciou com a chegada de Rogério Karfunkelstein e seu programa há pouco mais de dois anos. O clube voltou a brilhar tanto na natação carioca como no país e até mesmo colocando nadadores na Seleção Brasileira Júnior.

marina-barra-clube

Localizado no início da Barra, o Marina Barra Clube tem duas piscinas de 25 metros, uma com oito raias e outra com seis raias. Ambas externas, e um sistema de aquecimento excelente, talvez bom demais pois no verão os atletas sofrem um pouco com o calor. Clube de frequência privilegiada, instalações adequadas, o programa de categorias inferiores tem sido destaque nos campeonatos cariocas e até mesmo na região Sudeste.

Rogério Karfunkelstein é o treinador principal do programa, o infantil está com Ricardo Trovão, técnico mais antigo no clube, o petiz com Fábio Pessanha e Ivi Monteiro chegou ao clube esta temporada para assumir o mirim. O grupo principal também alterna treinamentos utilizando a estrutura do Parque Aquático Maria Lenk, são três treinos por semana em piscina de 50 metros, aproveitando a parceria com o Comitê Olímpico do Brasil que permitiu a utilização do local por algumas equipes. O retorno para a piscina do Maria Lenk foi bastante comemorado já que no ano passado com a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos a piscina ficou sob controle e uso exclusivo do Rio 2016 desde fevereiro.

IMG_2082

“Kafu” tem fama de treinador de fundo, e observando diversos treinamentos, não só nesta visita, mas em outras oportunidades, o que se vê é trabalho. É um programa onde os treinadores gostam de dar treino e os atletas gostam de treinar.

O grupo do Marina também tem alguns nadadores que nadam pela Unisanta. Guilherme Costa, Isabel Fagundes, Rafael Governo e Cássio Brito, este integrado ao grupo desde os últimos meses do ano passado. A equipe perdeu a sua melhor nadadora este ano, Maria Luiza Pessanha, medalhista em todos os campeonatos nacionais absolutos de 2016 e ainda se sagrou campeã absoluta pela primeira vez ao vencer os 200 borboleta no Open no final do ano. Malu se transferiu para o Pinheiros após receber uma proposta significativa.

Foram dois anos de resultados expressivos no programa. Além de medalhas em campeonatos nacionais, o programa do Marina teve dois atletas na Seleção Brasileira no Mundial Júnior de 2015 (Guilherme Costas e Maria Luiza Pessanha) e o melhor resultado do país nos 1500 metros nado livre no ano passado com 15:14.04 de Guilherme Costa.

Guilherme Costa

Guilherme Costa

A marca dos 1500 feita no Julio de Lamare foi recorde de campeonato e o terceiro melhor tempo da história no país. Mesmo treinando o ano todo em piscina de 25 metros, “Cachorrão”, como é conhecido, teve a oportunidade melhorar suas viradas e conquistar o belo resultado, talvez o mais expressivo do país desde o fim dos Jogos Rio 2016.

Resultados que servem de modelo tanto no programa como a nível de referência, comprovando que independente das condições e estrutura de trabalho, a filosofia é o mais importante na busca dos resultados. Talvez esteja aí o ponto mais importante observado na estrutura do Marina Barra Clube. É um programa pequeno, mas com ambições gigantes. Os mirins e petizes trabalham para ser os melhores do Sudeste, e do Infantil para cima o objetivo é estar entre os melhores do país.

Assim, fica fácil buscar resultados e rankings apontando o Marina nas primeiras colocações, é trabalho, nada mais do que trabalho.

RlrNWoke_400x400

Conheça o Marina Barra Clube: Estr. da Barra da Tijuca, 777 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22611-201

2 respostas
  1. Mario Alves
    Mario Alves says:

    Muito boas a iniciativa e a matéria. Acho que faltou apenas citar Leandro Odoricci, uma grande promessa da natação carioca e brasileira.

  2. LEANDRO NAIME
    LEANDRO NAIME says:

    Muuuuito legal esta proposta de reportagem.
    Assim podemos conhecer e expor os clubes e equipes.
    Muito boa a iniciativa e tem meu apoio.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário