Abril, estamos no mês de maior disputa pelas vagas para o Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos de Budapeste na Hungria. Neste mês vão acontecer o maior número de seletivas ao redor do planeta. Confira o giro pelo mundo das principais competições no caminho para Budapeste.
Nesta segunda-feira, duas competições começaram, ambas na África. No Egito, mais precisamente em Alexandria, começou o Campeonato Nacional que vai até sábado. Nos mesmos dias, também começando nesta segunda-feira, em Durban, o Campeonato da África do Sul.
Na primeira etapa, Cameron van der Burgh fez o melhor tempo das semifinais dos 100 peito com 1:00.07 garantindo sua vaga no time para o Mundial. Chad Le Clos não nadou nenhuma prova individual, mas abriu o revezamento 4×100 livre de seu clube para 48.64, quinto tempo do mundo este ano. Os resultados do Campeonato Sul-Africano podem ser acompanhos aqui:
http://swimsa.org/liveresults/2017/sa-nationals-and-youth-champs-durban-kings-park-2017
Nas Américas, o Canadá é a primeira seletiva. Começa na quinta-feira e vai até domingo. A seletiva tem uma ausência sentida, o velocista Santo Condorelli, finalista olímpico dos 100 livre e segundo rumores não irá competir internacionalmente este ano para poder representar os Estados Unidos em 2018.
Condorelli é americano de nascimento, filho de mãe canadense e treina na Universidade Southern California com Dave Salo. Veja o start list da competição:
http://swimming.ca/content/uploads/2016/06/20170328-cantrials-psychsheet-01.pdf
No Canadá, a seletiva reúne nadadores convencionais e paralímpicos, o mesmo acontece na África do Sul. As seleções paralímpicas estão sendo definidas para o Mundial da modalidade que acontecerá em outubro no México.
Outros torneios nas Américas neste mês acontecem na República Dominicana, em Porto Rico e a disputa do Carifta, que é uma competição de todos os países do Caribe em Bahamas.
Na Ásia, começa nesta terça-feira o Campeonato do Cazaquistão em Aktobe City. O Campeonato Chinês será em Qingdao de 10 a 17 de abril, mesmo período para a disputa em Hong Kong e na Coreia do Sul.
De 13 a 17 de abril, em Tóquio, o Japão realiza sua seletiva. É a equipe que vai sediar a próxima edição dos Jogos Olímpicos apresentando sua força.
A Europa é a mais movimentada para o mês. Tem seletivas na Letônia, na Bósnia e Herzegovina, já em andamento o Aberto da Dinamarca, o Italiano começa nesta terça-feira em Riccione, e no final de semana tem Irlanda, Eindhoven Cup na Holanda, Campeonato da Islândia, Sérvia, Suécia, Espanha.
Na próxima semana, Yulia Efimova depois de meses treinando na Austrália estará em Moscou para o Campeonato Russo. Também seletivas na Ucrânia, Finlândia, República Tcheca, Estônia, Áustria, Bélgica, Croácia, Noruega.
O Campeonato Britânico acontece em Sheffield de 18 a 23 de abril e a Federação Britânica começou uma série de vídeos promocionais. Veja este 60 segundos com Adam Peaty.
https://www.youtube.com/watch?v=CWaMkTb9Pjc
No domingo começa o Campeonato Australiano em Brisbane. Veja aqui o site oficial da competição:
http://www.swimming.org.au/Events/2017-Australian-Swimming-Champs.aspx#acc1
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!