Copa do Mundo segue sendo a dor de cabeça da FINA. A entidade divulgou esta semana o novo formato da competição para esta temporada com mudanças significativas na disputa e aumento de premiação. O circuito vai ter nove etapas divididas em três grupos começando em agosto em Moscou na Rússia e terminando em novembro em Singapura.

Entre as mudanças anunciadas pela FINA, estão:
* Nadadores medalhistas olímpicos do Rio 2016, do Mundial de Kazan 2015 e do Mundial de Curta em Windsor 2016 não precisarão disputar as eliminatórias das respectivas provas que foram pódio. Nenhuma citação foi mencionada aos medalhistas do Mundial de Budapeste 2017.
* A premiação por prova foi ampliada. A partir deste ano, os seis primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro contra apenas os três primeiros desde a criação do circuito até o ano passado.
* Limite de quatro provas individuais por atleta por competição. Até o ano passado, não havia limite.
* Com a intenção de criar um evento para a televisão, uma intensa produção local das etapas será providenciada. O evento será especialmente produzido para a transmissão.
* Não teremos a premiação tradicional que acontecia a cada bloco de três provas. Agora, todas as medalhas serão apresentadas ao final da etapa, numa cerimônia chamada de Parada dos Campeões.
* Uma intensa promoção do evento na localidade de sua realização está prevista. Os atletas medalhistas citados acima terão que disponibilizar tempo para atender os fãs em promoções locais.
* Máximo de 25 provas por etapa, ao contrário de todas as provas em todas as etapas. Agora, cada prova será disputada duas vezes por grupo, num total de seis vezes ao longo das nove etapas.

O calendário da Copa do Mundo 2017:
Grupo 1
Moscou (RUS), Agosto 2-3
Berlim (GER), Agosto 6-7
Eindhoven (NED), Agosto 11-12

Grupo 2
Doha (QAT), Setembro 22-23
Dubai (UAE), Setembro 26-27
Hong Kong (HKG), Setembro 30 – Outubro 1

Grupo 3
Beijing (CHN), Novembro 10-11
Tóquio (JPN), Novembro 14-15
Singapura (SGP), Novembro 18-19

Os nove paises que sediam as etapas da Copa do Mundo são obrigados a participar das outras oito etapas que não sediarem com pelo menos quatro nadadores. Nas etapas que sediam, um “pedido” expresso no regulamento onde os principais nadadores do país deverão estar presentes.

Com a limitação de provas por etapa, cada etapa tem um programa de provas diferente do outro. Os programas se repetem a cada grupo.

O SporTV irá transmitir as nove etapas do circuito da Copa do Mundo 2017. Airweave, a marca de colchões japonesas segue como o patrocinador master da competição. Este será o terceiro ano de parceria com a FINA.

Veja o promocional divulgado pela FINA:

Regras da Copa do Mundo 2017:

RegrasCopadoMundo2017

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário