Albertinho, Alberto Pinto da Silva, é um dos quatro treinadores escalados pela CBDA para comandar a Seleção Brasileira no Mundial de Budapeste. Este será o 9o Mundial consecutivo na carreira de Albertinho que desde 2001 tem estado em todas as principais competições da Seleção Absoluta com exceção do Mundial de Curta.

Somando todos os Mundiais, Albertinho ainda esteve em sete Mundiais de Curta e um Mundial Júnior, totalizando 17 Mundiais na carreira. Nos Jogos Olímpicos, Albertinho se consolidou como o único treinador a trabalhar em quatro Olimpíadas pela Seleção Brasileira.

Albertinho rumo ao 17o Mundial pelo Brasil – Foto Ricardo Bufolin ECP

A carreira de Albertinho em Seleções Brasileiras começou no Sul-Americano Juvenil de 1995 em Lima, no Perú. Desde então, se tornou no maior treinador no comando das seleções nacionais de natação do país:
Sul-Americano Juvenil – 3
Sul-Americano Absoluto – 9
Mundial Júnior – 3
Copa Latina – 1
Universíades – 1
Jogos Pan Americanos – 4
Pan Pacífico – 3
Mundial de Curta – 7
Mundial de Longa – 9
Jogos Olímpicos – 4

Terceiro Mundial para Sérgio Onha Marques – Foto Orlando Bento MTC

Junto com Albertinho, o Brasil vai ter mais três treinadores em Budapeste, dois deles, Felipe Domingues e Tiago Moreno vão fazer suas estreias no comando da Seleção Principal. O outro técnico é Sérgio Onha Marques que fará o seu terceiro Mundial tendo estado nas competições de Barcelona em 2013 e Kazan em 2015. Marques, atual head coach do Minas Tênis Clube, também esteve nos Mundiais de Curta de 2014 e 2016, além dos Mundiais Júniors de 2011 e 2013.

Trofeu Maria Lenk. Parque Aquatico Maria Lenk. 06 de Maio de 2017, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Felipe Domingues, técnico de três atletas do time que vai a Budapeste (Nicholas Santos, Leonardo de Deus, Thiago Simon), esteve no Mundial de Curta em 2012 em Istambul e mais dois Mundiais Júniors, em 2013 em Dubai e em 2015 em Singapura, quando foi o técnico chefe da delegação.

Tiago Moreno estreando em Mundiais Absolutos – Foto Ricardo Bufolin ECP

Tiago Moreno, técnico escolhido pela Best Swimming junto com Domingues, como os melhores treinadores do Maria Lenk 2017, fará a sua estreia na Seleção Absoluta do Brasil. Na carreira, tem passagem nas duas últimas edições dos Mundiais Júniors de 2013 e 2015.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário