Faltam 30 dias para o início da 17a edição do Mundial dos Esportes Aquáticos. Diariamente você vai acompanhar aqui o countdown até o início da maior competição organizada pela FINA. Na cobertura especial Best Swimming e do SporTV estaremos presentes durante toda a disputa da competição.

Nestes 30 dias que faltam, e fazendo a regressiva, destacamos o número 30, o total de medalhas conquistadas pela Alemanha Oriental, vencedora do último Mundial de natação não vencido pelos americanos.

Foi em 1986, em Madri, na Espanha, quando na sua última participação das duas Alemanhas, a Alemanha Oriental liderou o quadro de medalhas somando 30 conquistas.

Na vitória dos alemães orientais, 14 medalhas de ouro, 12 medalhas de prata e 4 medalhas de bronze. Destaque absoluto para o time feminino, 13 medalhas de ouro contra apenas uma do time masculino. O time americano ficou em segundo lugar com 24 medalhas conquistadas, sendo apenas sete de ouro.

O Mundial de 86 foi realizado no Centro Deportivo M86 de 13 a 23 de agosto na capital espanhola. Foi a primeira vez que as provas de 50 metros nado livre e o revezamento 4×200 livre foram disputadas no Mundial. Os 50 livre entraria no programa olímpico dois anos depois nos Jogos de Seul. Seus primeiros campeões mundiais foram o americano Tom Jaeger e a romena Tamara Costache.

Revezamento alemão oriental campeão do 4×100 livre feminino em 86 

No time alemão oriental vencedor daquele Mundial, Kristin Otto foi o grande nome ao ganhar seis medalhas na competição, quatro delas de ouro nas provas de 100 livre, 200 medley e os revezamentos 4×100 livre e 4×100 medley. Otto ainda foi prata nos 50 livre e nos 100 borboleta..

Kristin Otto

Dois anos depois, na Olimpíada de Seul, ela seria a primeira nadadora da história a ganhar seis medalhas de ouro. A aposentadoria viria em 1989, aos 23 anos de idade.

Hoje, Kristin Otto tem 51 anos de idade, é repórter de um canal de TV alemão e sempre negou ter sido dopada pelo sistema governamental que administrava substâncias proibidas as atletas alemãs.

O Mundial dos Esportes Aquáticos 2017 começa no dia 14 de julho em Budapeste, na Hungria.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário