Últimos dias, sexta-feira já começa a 17a edição do Mundial dos Esportes Aquáticos. Hoje, faltando 4 dias, destacamos o novo formato do revezamento das águas abertas que estreia neste Mundial.

A prova de equipes formado por três nadadores não existe mais. A disputa mista onde dois homens e uma mulher, ou o contrário, nadavam juntos contra o relógio foi disputada nos Mundiais de Shanghai 2011, Barcelona 2013 e Kazan 2015.

Agora, vamos ter uma prova com quatro atletas, mas num verdadeiro revezamento, algo similar ao que acontece na piscina e também no atletismo onde existe a troca do bastão. Para o revezamento das águas abertas que estreia neste Mundial serão dois homens, duas mulheres, distância total de 5 quilômetros, ou seja, cada um nadando 1.250 metros.

O interessante desta nova prova é saber como as equipes irão escalar seus atletas, os dois homens na frente, nadando por último, alternando. Outro ponto a destacar vai ser a área de toque de passagem, pois os nadadores serão obrigados a tocar no companheiro que vai iniciar a próxima volta. Tal área poderá ficar bem confusa pois podem chegar várias equipes ao mesmo tempo ficando difícil de localizar o companheiro a sair para a próxima volta.

No formato anterior da prova de disputa, o Brasil ganhou duas medalhas internacionais. Foi bronze no Mundial Júnior de 2014 e prata no Mundial de Kazan em 2015.

O programa das águas abertas segue com quatro provas, além das individuais 5, 10 e 25 quilômetros, agora temos o revezamento 5 quilômetros. De forma inovativa e deixando bem mais interessante o programa da modalidade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário