Decisões tomadas nos dois primeiros dias de reunião da FINA em Budapeste, do Comitê Executivo ontem e do Bureau no dia de hoje:

Prêmios da FINA a serem entregues durante este Mundial:
Primeiro Ministro da Hungria Viktor Orban, Prêmio FINA Order
Presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, Prêmio FINA Order
Pressidente da ANOC, Sheikh Ahmad Al-Fahad Al-Sabah, Prêmio FINA
Presidente do Comitê Organizador Budapeste 2017, Sandor Szabo, Prêmio FINA
Federação de Natação da China, Prêmio FINA

Na reunião do Bureau, uma certa preocupação com a futura sede do Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos, marcado para a cidade coreana de Gwangju. A preocupação é por conta de eleições municipais na cidade antes da disputa do torneio.

No próximo dia 17 de julho tem outra reunião do Bureau da FINA e que vai decidir a sede dos Mundiais de Piscina Curta de 2022 e 2024. Estão concorrendo Moscou, na Rússia, Budapeste, na Hungria, Taipei e Hong Kong. Já são conhecidas as duas sedes próximas dos torneios:
2018 – Hangzhou, China
2020 – Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

FINA TV uma nova plataforma está sendo lançada pela FINA e a estreia acontecerá aqui em Budapeste. O site é www.finatv.live e poderá ser acessado em Iphones, IMacs, Androide e Chromecast.

Um problema foi destacado com relação a um atleta com passaporte britânico em poder representar ou não as Ilhas Caymãs. As Ilhas são membro da FINA e participam dos Mundiais, mas não são reconhecidas pelo COI. Ficou determinado que o atleta deve ter o passaporte das Ilhas Caymãs, e que tal procedimento deve ser estendido a situações similares.

Não teremos as mudanças discutidas e controversas no polo aquático, pelo menos por enquanto. Entre elas estavam a diminuição do campo, o tamanho da bola, o número de jogadores por equipe. Eram mudanças para deixar o jogo mais ágil, mais dinâmico. O Bureau entendeu que o assunto é muito polêmico e ainda carece de maior discussão. Assim, o novo comitê técnico do esporte que será aqui eleito vai realizar uma grande convenção para discussão maior e mais aprofundada. Assim, só teremos mudanças a partir do final de 2018.

Uma mudança já aprovada é seguir a orientação da FINA é seguir a orientação do COI e diminuir em dois jogadores no total de atletas por time que já vai acontecer nos Jogos Olímpicos de 2020 de 13 para 11 atletas por equipe. Tal modificação também será adotada no polo aquático nos Campeonatos Mundiais.

Vamos ter 182 países participando do Mundial de Budapeste. Na pré-inscrição, é menor do que os 190 que estavam listados no Mundial de Kazan, na Rússia, em 2015. Vale destacar que a FINA tem 208 federações filiadas.

Até a natação dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foram discutidas em Budapeste. A FINA quer uma arena para os esportes aquáticos com capacidade permanente de 5 mil espectadores e adicionais 10 mil assentos temporários.

Huanghzhou, na China, sede do Mundial de Piscina Curta de 2018 poderá ser a primeira cidade com o título “WORLD SWIM CITY”. A iniciativa é fazer as cidades que venham a receber eventos da FINA assinem um compromisso em relação não só aos esportes aquáticos em performance, mas em aprendizagem e principalmente na segurança das pessoas no meio aquático.

Definidos os critérios para a eleição da FINA no dia 22 de julho. Voto será secreto em urnas a serem colocadas. Os fiscais também foram indicados, um por continente.

Budapeste ganhou a sede do Mundial Júnior de nado sincronizado para o próximo ano.

Países participantes do próximo Campeonato Mundial Júnior de natação, a partir de 2019, também receberão ajuda de viagem da FINA, a exemplo do que já acontece nos Mundiais Absolutos.

Outras reuniões da FINA que acontecem nos próximos dias no Hotel Intercontinental em Budapeste:
12 de julho, quarta-feira, Comitê Técnico de nado sincronizado, Comitê Técnico de Saltos Ornamentais e High Diving
13 de julho, quinta-feira, Comitê Técnico de águas abertas, Comitê Técnico de polo aquático
21 de julho, sexta-feira, Comitê Técnico de natação, Comitê Técnico masters
22 de julho, sábado, assembleia geral da FINA

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário