Pela primeira vez, o Campeonato Mundial de Piscina Curta deste ano vai ter índice de participação. A FINA divulgou hoje a tabela de índices de participação com marcas “A” igual ao 16o colocado do último Mundial em Windsor 2016 e marcas “B” com o índice adicionado do fator 3,5%. Com os índices impostos, países só poderão ter dois atletas na mesma prova se os dois tiverem o índice A. Países com marca B, apenas um nadador em cada prova. Países sem nenhum nadador com índice, terão direito a quatro vagas, duas por sexo, por universalidade em provas a serem determinadas pela organização.
Os índices devem ser obtidos em competições do calendário aprovado pela FINA no período de agosto de 2017 a 22 de novembro de 2018. Este é o terceiro ano em que a FINA coloca a idade mínima de participação em Mundiais: 14 anos para mulheres e 15 anos para os homens.
A seletiva brasileira para o Campeonato Mundial de 2018 será no Troféu José Finkel de 21 a 25 de agosto em local ainda não definido. O Mundial acontecerá em Hangzhou, na China, de 11 a 16 de dezembro. A CBDA ainda não anunciou os critérios de formação da equipe, apenas determinou a seletiva e com tempos válidos apenas nas finais.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!