Hoje faz 10 anos da quebra do recorde mundial dos 50 metros nado livre masculino pelo australiano Eamon Sullivan. Com o tempo de 21.56, Sullivan quebrou o primeiro recorde mundial da era dos trajes tecnológicos. O recorde tem uma relevância pois marcou o início de dois anos de muitos recordes até a revisão das regras e a proibição destes trajes a partir de 2010.

A era dos trajes tecnológicos começou quatro dias antes. No dia 13 de fevereiro de 2008, a Speedo lançou a sua versão olímpica do LZR Racer Elite. O traje de corpo inteiro era a versão que depois gerou resposta da Arena e principalmente Jaked em trajes que se tornaram mais efetivos no ano seguinte.

Quatro dias depois do lançamento, e usando o traje de seu patrocinador, Speedo, Eamon Sullivan vencia os 50 metros nado livre do Campeonato Estadual New South Wales em Sydney com 21.56. O recorde se mantinha imbatível desde 2000 com Alex Popov e seus 21.64 feitos na seletiva russa.

Se o recorde de Popov durou quase oito anos, o de Sullivan durou 34 dias. O francês Alain Bernard, também em um LZR Racer Elite, quebrou no Europeu em 23 de março de 2008, em Eindhoven na Holanda com 21.50.

Quatro dias depois, Sullivan, agora polido e raspado, nada a seletiva olímpica australiana e bate o recorde duas vezes. Fez 21.41 na semifinal e 21.28 na final.

Este recorde se manteve até 2009, quando pela primeira vez Fred Bousquet e Cesar Cielo se tornaram nos dois primeiros (e únicos) nadadores a fazer a prova dos 50 metros nado livre abaixo dos 21 segundos.

Veja a prova de Sullivan e sua vitória tranquila com novo recorde mundial em 17 de fevereiro de 2008:

Eamon Sullivan está com 32 anos de idade. Se aposentou em julho de 2014, depois de garantir vaga no time do Commonwealth Games vencendo os 50 livre na seletiva australiana, pediu desconvocação. Uma dor constante e uma lesão que lhe impedia de fazer os movimentos adequados. Lesões sempre foram uma constante em sua carreira.

Três medalhas olímpicas, três em Mundiais de Longa, quatro em Pan Pacífico e cinco em Commonwealth Games. Até hoje detém os recordes australianos dos 50 e 100 metros nado livre.

Desde a aposentadoria, Sullivan esteve em inúmeros programas de televisão. Se no Dancing with the Stars foi o quarto a ser eliminado, no Master Chef Austrália foi o grande vencedor. Hoje, casado com uma advogada, administra vários restaurantes na costa Oeste australiana.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário