Foi num 27 de março, há exatos 11 anos, Michael Phelps, então com 21 anos de idade, quebrava seu primeiro recorde mundial na prova dos 200 metros nado livre. A marca era de Ian Thorpe com 1:44.06 e Phelps ao vencer a prova no Mundial de Melbourne se tornava no primeiro nadador a fazer a distância abaixo da barreira dos 1:44. Phelps já era o campeão da prova e o bi campeonato veio com 1:43.86.

Mais do que uma vitória, e o recorde mundial, a performance de Phelps veio marcada por uma das provas onde os seus fundamentos de virada fizeram muita, mas muita diferença. Phelps bateu o holandês Pieter van den Hoogenband impiedosamente em três viradas e uma saída submersa impressionante. Hoogenband ainda fazia as partes nadadas melhores do que Phelps, mas a cada virada era outro choque que tomava com a distância que Phelps conseguia abrir em fundamento impressionante.

Entre as tantas vitórias da carreira de Phelps, nenhuma foi tão marcada pela execução de seus fundamentos como os 200 metros nado livre do Mundial de Melbourne 2007.

1 responder
  1. Flávio Mildemberg
    Flávio Mildemberg says:

    Nessa prova MP deu aula de fundamentos ao Pieter.

    Dois anos depois o alemão Paul Biederman ( 7 colocado com 1.48.0), baixou incríveis 6 segundos e estabeleceu 1.42.00, na minha opinião o WR mais forte da natação masculina.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário