O Congresso Técnico do Troféu Brasil 2018 acabou sendo mais polêmico do que se esperava. Abaixo algumas notas da reunião de treinadores e representantes de clubes:
* Presidente da CBDA, Miguel Cagnoni, abriu oficialmente o Congresso e a competição. Estava na mesa acompanhado do novo Vice Presidente do COB, Marco Antonio La Porta.
* Foi apresentado a nova logomarca da CBDA desenvolvida pelo designer Vitor Chammas. Com mais cores, a nova logomarca deveria ser apresentada como surpresa no congresso, mas o plástico que cobria a logomarca no placar foi derrubado pelos fortes ventos da tempestade no meio da tarde.
* Os árbitros da competição serão Daniel Schneider da FAP (SP) e Marcelo Fonseca da FARJ (RJ), ambos do atual quadro da FINA. Márcio Fonseca da FARJ (RJ) será o juiz de partida.
* Foi dada a oportunidade para o nadador Felipe França apresentar sua candidatura de Deputado Estadual em São Paulo.
* Confirmados os horários de início da competição:
Terça-feira a Sábado
Eliminatórias início 09:30
Finais início 18:00 (com exceção de sexta-feira 18:30)
* Competição terá todos os dias as finais A e depois as finais B na sequência. As premiações serão realizadas logo após a realização da respectiva prova.
* Para a entrada das finais, atletas serão apresentados na ordem da raia 1 até a raia 8.
* Atletas estrangeiros serão premiados no pódio, mas com medalhas extras para os atletas brasileiros.
* Foi dada a oportunidade para os atletas argentinos que nadam a competição como convidados de nadarem as finais A e B, nas raias 0 e 9, desde que alcancem tempos para isso.
* Um dos temas mais discutidos foi a ordem de provas do segundo dia de competição. Uma falha de comunicação na divulgação do programa causou a controvérsia que se alongou por vários minutos. Na decisão em votação, teremos uma programação distinta das eliminatórias para as finais.
* A maior polêmica, entretanto, figura no caso dos 800 metros nado livre onde a atleta Beatriz Dizotti do Pinheiros está entre os oito melhores tempos. Diversos clubes questionaram o fato dela levar vantagem em relação, não só com as outras concorrentes da prova, mas em todos os atletas na briga pelas vagas dos Jogos Olímpicos da Juventude. A decisão do congresso foi de que Beatriz terá de disputar a prova nas eliminatórias.
* Previsão de encerramento das etapas
Terça-feira, 17 de abril
Eliminatórias 10:15
Finais 20:15
Quarta-feira, 18 de abril
Eliminatórias 11:42
Finais 20:18
Quinta-feira, 19 de abril
Eliminatórias 10:28
Finais 19:53
Sexta-feira, 20 de abril
Eliminatórias 10:48
Finais 20:37
Sábado, 21 de abril
Eliminatórias 11:24
Finais 20:43
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!