A mais importante competição da natação paralímpica no país começa amanhã em São Paulo. É a disputa do Open Caixa Loterias que desde o ano passado faz parte do calendário internacional do recém lançado World Series Paraswimming. O circuito deste ano tem seis etapas, e o Open no Brasil é a terceira no calendário.

O Open Caixa Loterias leva 400 atletas a São Paulo, de quinta a sábado, competições de atletismo e natação reúnem 400 atletas, 226 do atletismo e 174 da natação de 13 países. Na piscina, além da Seleção Brasileira estarão Perú, Argentina, Chile, Cuba, Turquia, Equador, El Salvador, Portugal e México.

Nos três dias de disputa, provas eliminatórias pela manhã com classificação das respectivas classes. As finais, a noite, final A e B, vão reunir os 16 melhores classificados pelo ITC, índice técnico competitivo. É um sistema de tabulação que num cálculo aritmético coloca pontos para os atletas numa soma dos tempos do ranking mundial e do recorde mundial das respectivas classes. Assim, numa mesma prova, vamos ter atletas de diferentes classes e que não necessariamente aquele que tocar a borda primeiro será o campeão e sim o que se aproximar mais do alto nível pela tabela.

O World Series Paraswimming começou em Copenhagen, na Dinamarca, onde o Brasil esteve representado pela Seleção Brasileira de Jovens. No último final de semana, em Indianápolis, nos Estados Unidos, a segunda etapa. Depois da etapa do Brasil, ainda teremos Lignano Sabbiadoro, na Itália em maio, Sheffield, na Grã-Bretanha, em junho, e a Super Final em Berlim, na Alemanha, em junho.

No ano passado, Daniel Dias no masculino e a italiana Monica Boggioni foram os vencedores da 1a edição do World Series Swimming. Ainda foram premiados o chileno Alberto Albarza e Zulifya Gabidulina do Cazaquistão como melhores nas classes baixas, Lakeisha Patterson da Austrália e Jordan Catchpole da Grã-Bretanha como os melhores júniors, e a Grã-Bretanha como vencedora geral entre as nações.

O SporTV transmite as finais de sexta-feira a partir das 17 horas. Na programação de sexta-feira estarão as provas:
50 metros nado livre masculino e feminino
50 metros costas masculino e feminino
100 metros costas masculino e feminino
150 metros medley masculino e feminino
200 metros medley masculino e feminino

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário