A poucos dias do marco dos dois anos que faltam para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, vamos ter uma semana recheada de assuntos olímpicos. Um grupo de jornalistas está em Tóquio visitando as obras e pode acompanhar o ritmo que já garante 40% concluídos.

Enquanto isso, o Comitê Tóquio 2020 divulgou o programa de competições, mas deixou de fora as disputas aquáticas (natação, saltos ornamentais e nado artístico) que ainda deliberam o horário de disputa. Confira alguns pontos das informações divulgadas hoje:

* Abertura dos Jogos dia 24 de julho, porém futebol, softbol, remo e tiro com arco começam suas provas no dia 22 de julho.
* Encerramento no dia 9 de agosto, num dia cheio de finais com a maratona masculina, handebol, boxe, volei, ginástica, polo aquático, basquete e ciclismo.
* As águas abertas estão marcadas para o Odaiba Marine Park nos dias 5 de agosto para a prova feminina e no dia seguinte para os homens.
* O polo aquático começa sua disputa no dia 25 de julho, um dia depois da abertura e vai até o dia de encerramento, 9 de agosto.

Sobre as obras, um grupo de jornalistas esteve fazendo um tour pelas instalações em construção. De acordo com o Comitê Organizador, algumas estão com 20% concluídas, mas a grande maioria com 40%. Entre as que mais chamaram a atenção é a construção do Olympic Aquatic Complex, centro que vai sediar as provas de natação, saltos ornamentais e nado artístico.

A obra localizada no Koto Ward tem uma forma distinta de construção. Chamada de “lift up”, ou plataformas elevadiças, o teto do complexo de seis mil toneladas está sendo construído alguns metros abaixo da terra e será construído assim até atingir a altura de 37 metros em três etapas de construção. A obra está na sua segunda fase e até o próximo mês o teto já estará na sua altura prevista.

Neste sistema de construção, de acordo com um funcionário local, o tempo e o custo da construção fica mais barato deixando o teto próximo do chão facilitando o uso e acesso aos materiais de construção. Com previsão de obra para fevereiro de 2020, o complexo terá capacidade para 15 mil pessoas durante os Jogos.

Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 vão ter 33 esportes, 339 provas, de 24 de julho a 9 de agosto de 2020. Das 42 instalações esportivas que serão utilizadas, 24 delas são arenas existentes, 10 serão temporárias e oito estão sendo construídas.

Veja aqui o programa completo dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020:
20180718- Tokyo 2020 Unveils Olympic Competition Schedule EN-4-2

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário