A Federação Aquática Paulista está investindo num dos pilares mais importantes no desenvolvimento dos esportes aquáticos: a formação. O projeto é iniciativa do Presidente Marcelo Biazoli que prometeu levar a todos os seus filiados não só o crescimento e o melhoramento das competições, mas a contribuição na formação dos profissionais. É com este propósito que a cidade de Jaboticabal, a 345 quilômetros da capital paulista, recebe dias 18 e 19 de agosto, o 1o Congresso Paulista dos Esportes Aquáticos.

O programa é reunir profissionais reconhecidos nos cinco esportes aquáticos, trazendo palestras, apresentações e discussões que farão do evento o maior já realizado no país. O conceito é novo, são palestras gerais, onde todos participantes são atingidos, bem como outras específicas por modalidade. Tudo isso em apenas dois dias de trabalho.

Ernest Maglischo

A grande atração do Congresso é a vinda do renomado treinador americano Ernest Maglischo. Autor do maior best seller em treinamento para natação, Maglischo fará duas apresentações inéditas. A primeira delas é “O que podemos aprender do teinamento da nova ciência da biologia molecular”. A palestra só foi apresentada uma vez em abril na Clínica School of Tought no Tennessee. Em sua apresentação,
Maglischo destaca a importância de manter um “balanço positivo de proteínas” e como isso tem enorme impacto no sucesso do treinamento.

A segunda palestra de Maglischo, acontece no domingo dia 19 de agosto, e nesta o aspecto será mais para a biomecânica dos nados “A influência da adução dos ombros na natação competitiva”.

Autor dos livros “Swim Fast”, e das respectivas re-edições “Swim Faster” e “Swim Fastest”, Maglischo traz um currículo de um dos mais reconhecidos treinadores americanos tanto nos resultados como na parte acadêmica. Toda as palestras de Maglischo terão tradução simultânea assim como sua apresentação foi toda traduzida para melhor compreensão dos participantes.

Andriy Govorov e Arilson Silva

Na natação, o Congresso terá mais três apresentações

* Arilson Soares da Silva, técnico do ucraniano Andriy Govorov que recentemente bateu o recorde mundial dos 50 metros borboleta. Ari está com a Seleção da Ucrânia no Campeonato Europeu que começou hoje em Glasgow. Em agosto, Ari vem ao Brasil e na sua apresentação irá descrever o trabalho que realiza com seus atletas velocistas.

* Mirco Cevales, técnico do SESI-SP, e que foi escolhido como o Melhor Treinador do Brasil no ano de 2016. Com retrospecto de desenvolvedor de talentos desde a base até o alto nível, Cevales vai fazer uma palestra descrevendo como qualquer programa pode ser capaz de produzir um jovem talento até se tornar um atleta olímpico.

* Rodrigo Bardi, técnico especializado na natação masters com destaque tanto nos resultados como treinador e como atleta que é campeão mundial. Sua apresentação está marcada para domingo e tem o título de “Estratégias motivacionais para natação masters”.

Para as águas abertas, a FAP convidou a medalhista olímpica Poliana Okimoto e seu treinador/marido Ricardo Cintra. Na parte teórica, Cintra vai descrever o trabalho feito com Poliana até a conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Poliana faz sua apresentação para todos os participantes contando detalhes de sua carreira até a conquista olímpica. Os dois ainda fazem um trabalho prático no sábado a tarde na piscina indicando educativos para o treinamento de águas abertas.

Poliana Okimoto medalha de bronze na prova de 10Km das maratonas aquaticas realizada na praia de Copabana. Jogos Olimpicos Rio 2016. 15 de Agosto de 2016, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Satiro Sodré/SSPress

O polo aquático tem duas palestras programadas. Adriano Silva, treinador da Hebraica, traz “Polo aquático, brincando de jogar” e o atleta do SESI e Seleção Brasileira, Rudá Franco, “Um desafio chamado polo aquático”.

Ainda na natação e polo aquático, Alexandre Zwicker, apresentará os detalhes que fazem da ABDA no programa desportivo aquático de maior sucesso no país e América Latina.

Os saltos ornamentais vão ter uma palestra muito importante para o crescimento da modalidade para os clubes paulistas. Eduardo Falcão, supervisor da modalidade da CBDA, traz “Oportunidades de desenvolvimento dos saltos ornamentais nos Estado de São Paulo”. Sua apresentação tem um levantamento de piscinas e opções para que clubes e escolas possam aderir no desenvolvimento dos saltos. A segunda palestra dos saltos é da treinadora Fabiana Izumi Hashimoto “Por dentro dos saltos ornamentais”.

O nado artístico terá a professora Meico Fugita com a apresentação “Fatores de aprendizagem no nado artístico”.

Fora das modalidades, o Congresso terá algumas apresentações de interesse geral. Logo na abertura, Tárcio Coutinho vai trazer “Esporte, Oportunidades Incentivadas”, numa exposição demonstrando como clubes podem utilizar os benefícios da Lei de Incentivo no país. Melanie Retz apresenta o trabalho “A neurociência no esporte” palestra programada para sábado a tarde numa área que cada vez mais desperta a atenção e a necessidade de nossos atletas.

No domingo pela manhã, Luiz Carlos Nery fará a apresentação de “Aplicação da Gestão do Conhecimento no esporte aquático”. Com a formação de treinador de natação e agora especializado em gestão, Nery vai tentar reproduzir como clubes podem incluir a gestão do conhecimento na organização de seus programas.

O Congresso Paulista de Esportes Aquáticos está com as inscrições abertas e é destinado a treinadores, professores e estudantes de educação física do Estado de São Paulo e outros estados. interessados devem acessar o link abaixo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário