Com a disputa do Mundial Militar na Rússia, e a presença de alguns dos principais nadadores do Brasil (link), a CBDA colocou o Troféu José Finkel para ser realizado de 24 a 29 de agosto, piscina de 25 metros do Pinheiros. Competição e seletiva única de formação para a Seleção Brasileira que vai ao Mundial de Piscina Curta em dezembro, na China.
Confira aqui alguns dados importantes da competição:
* 332 atletas, 40 clubes participantes. No ano passado, foram 42 clubes e 285 atletas. Se mantém a tendência de 2018, todas competições nacionais e regionais com aumento do número de atletas participantes.
* Pinheiros é o maior campeão da competição, são 14 títulos. O Flamengo parou nas 12, Minas Tênis Clube tem 11.
* Cesar Cielo garante que vai até o fim do ano. Com foco no Mundial de Piscina Curta, talvez, possa ser esta a última nadadora dele em solo nacional. Cielo está inscrito nas provas de 50 e 100 metros nado livre, e 50 metros borboleta.
* Pinheiros tem a maior equipe da competição, 63 nadadores. Depois, Minas e Corinthians empatados com 48 nadadores, Unisanta tem 30.
* Estrangeiros na competição, Flamengo tem Barbara Zavadova da República Tcheca e a espanhola/brasileira Duane da Rocha, as argentinas Andrea Berrino e Julia Sebastian do Unisanta, Ana Belen Presumido no União, Virginia Bardach do Corinthians. Desta vez, Minas Tênis Clube sem estrangeiras.
* Gabriella Mello do Corinthians é quem mais vai nadar neste Finkel, está em nove provas: 50, 100 e 200 metros costas, 100, 200 e 400 metros medley, 100 e 200 borboleta, 400 metros nado livre.
* Nenhum clube está usando tanto a nova regra de mais de 4 provas por competição do que o Minas. Tem seis nadadores em cinco provas, seis em seis provas, e Camila Lins Mello em oito.
* Marcos Macedo está de volta, agora competindo pelo CEI do Rio Grande do Norte, 50 e 100 metros borboleta e 100 metros nado livre.
* Os mais jovens do Finkel, 2018, Ana Beatriz Machado do Praia Grande e o Ingra Pedroso do Flamengo, 13 anos de idade. O mais velho é Felipe Brandão do Vasco, que aos 39 anos de idade, nada as provas de 50 metros peito e 100 metros medley.
* Estreias importantes na competição, primeiro Brasileiro Absoluto para talentos como Lucas Tudoras e Stephanie Balduccini do Paineiras.
* Etiene Medeiros quer voltar a Seleção Brasileira e nada três provas: 50 e 100 metros costas, 50 metros nado livre.
* Outro em redenção e busca voltar ao seu melhor, Henrique Rodrigues do SESI, nada apenas os 100 e 200 metros medley.
* O time das águas abertas do Brasil, ausência apenas de Allan do Carmo. Presença de Ana Marcela Cunha e Victor Hugo Colonese da Unisanta, Fernando Ponte e Viviane Jungblut do União.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!