A primeira medalha da história da natação peruana em competições mundiais. Maria Bramont-Arias ganhou a medalha de prata na prova dos 10 quilômetros no Mundial Júnior de Águas Abertas, em Eilat, Israel. Um feito e tanto para um país com modestos resultados em nosso esporte e que merece o registro.

Delegação peruana em Eilat

A prova foi os 10 quilômetros vencidos pela espanhola Paula Ruiz Bravo com 1:57.21.9, chegando a peruana pouco menos de três segundos atrás, mas com vantagem de dois segundos sobre a terceira colocada. Ela ainda nadou a prova de revezamento onde o Perú terminou na 11a colocação da categoria aberta, um posto atrás do Brasil.

Junto com sua treinador Maria Isabel Barragán

Maria Bramont-Arias tem 19 anos, recém completados (13/08/1999), é atleta da AquaExtreme, uma academia que também tem equipe competitiva de natação. Se transferiu para lá este ano acompanhando a sua treinador Maria Isabebel Barragán, conhecida treinadora no Perú, sempre especialista nas provas de fundo. Antes, as duas estavam no Clube Surco.

No ano passado, Bramont-Arias disputou o Mundial de Budapeste nadando a prova dos 1500 metros nado livre terminando em 17o lugar entre as 22 participantes. Nadou para 17:01.85, um pouco acima do seu próprio recorde peruano de 16:57.27. Ela também é recordista nacional nas provas de 800 e 1500 metros nado livre em piscina curta respectivamente com 8:40.90 e 16:44.51.

Antes do Mundial Júnior de Águas Abertas, a Federação Peruana de Natação ofereceu duas boas oportunidades de competição para Maria Bramont-Arias. Ela esteve em duas etapas do FINA Marathon Swim Series. Em Setúbal, Portugal, no mês de maio, ficou em 26o lugar entre os 34 participantes. No mês passado, foi para o Lac Megantic, no Canadá, ficou em 5o entre as 22 participantes.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário