A primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude foi em Singapura, em agosto de 2010. A natação foi dominada pela China que venceu 11 das 34 provas disputadas no Singapore Sports School. Foi a primeira vez que se disputou as provas de revezamento 4×100 metros nado livre e 4×100 metros medley misto em torneios mundiais. Cinco anos depois, os dois revezamentos entraram no programa oficial do Mundial Absoluto em Kazan, na Rússia, e em 2020, o revezamento medley entra no programa da Olimpíada de Tóquio.

A China foi a mais vitoriosa, mas não foi a mais medalhada. A Austrália somou 16 medalhas, mas apenas quatro de ouro. Os chineses tiveram 14, mas 11 de ouro, duas de prata e uma de bronze. Interessante que daquele vitorioso time chinês apenas Yi Tang tem brilhado na natação absoluta. Em Singapura, Tang ganhou seis medalhas de ouro, três individuais, 50, 100 e 200 metros nado livre. Desde então, Tang foi olímpica em 2012 e 2016 sendo medalhista de bronze nos 100 metros nado livre em Londres, além de duas medalhas em Mundiais de Longa e outras cinco em Mundiais de Curta.

SINGAPORE. 2010 YOUTH OLYMPIC GAMES. 20 August 2010. South African Chad le Clos added a silver medal for the 200 butterfly to bring his tally to five: one gold, three silver and a bronze at th first ever Youth Olympic Games. Picture by WESSEL OOSTHUIZEN / SASPA

Um bocado de nadadores daquela Olimpíada da Juventude se tornariam olímpicos, o mais famoso deles é Chad Le Clos. O sul-africano ganhou os 200 medley em Singapura e ainda foi prata nos 100 e 200 metros borboleta e um bronze no 4×100 metros nado livre.

Outros nomes de destaque que medalharam em Singapura e se tornaram olímpicos estão Andriy Govorov da Ucrânia, Mehdy Metella da França, Velimir Stjepanovic da Sérvia, Anton Lobanov da Rússia, Christian Diener da Alamanha, Emma McKeon da Austrália, Boglarka Kapas da Hungria, Daryna Zevina da Ucrânia, Madison Wilson da Austrália.

SONY DSC

Participaram 390 nadadores de 153 países em 34 provas, 27 países subiram ao pódio e 13 ganharam pelo menos uma medalha de ouro.

O Brasil passou em branco na competição em número de medalhas, mas tivemos nove finais e três semifinais. O melhor resultado foi quarto lugar para dois nadadores Pedro Antonio Costa nos 50 metros borboleta com 24.81 e Alessandra Marchioro que fez duas vezes, nos 50 metros livre com 25.92 e nos 50 metros peito com 32.60.

A equipe brasileira nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2010 tinha:
Masculino – Pedro Antonio Costa, Pedro Henrique França de Souza, Victor Rodrigues e Vinicius Borges.
Feminino – Alessandra Marchioro, Bruna Rocha, Carolina Bergamaschi e Julia Gerotto.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário