15 de novembro de 1935, há exatos 83 anos, uma área na nobre área de Belo Horizonte se mantinha desocupada com problemas de saneamento e sem utilizacão. O local que hoje está o Minas Tênis Clube estava previsto para ser um zoológico. Foi Geni Silveira Lima, esposa do então prefeito de Belo Horizonte, Otacílio Negrão de Lima, que identificou futuros problemas em colocar um zoológico na região e idealizou uma grande praça de esportes para a cidade.

Carente do lazer esportivo, dirigentes do Serra Tênis Clube se interessaram no projeto e se ofereceram para participar da criação do novo clube que, por exigência do prefeito, teria novo nome, Minas Tênis Clube. Mais que isso, o primeiro presidente seria indicado pelo então governador do estado, Benedito Valadares.

Foi assim que nasceu Minas Tênis Clube, já nasceu grande e cheio de aspirações. Passados estes anos, estamos falando de uma das maiores agremiações sócio-esportivas do país. São 73 mil associados em 471 mil metros quadrados em quatro unidades. O clube virou uma empresa, emprega quase 1.000 funcionários e anualmente suas unidades recebem cerca de três milhões de pessoas. Segundo um balanço da Secretaria do Estado da Fazenda de Minas Gerais em 2015, o Minas Tênis Clube se fosse um município seria o 28o entre os 853 do estado em arrecadação.

Minas e esporte nasceram juntos e seguem juntos. O clube tem 1.000 atletas federados e outros milhares nas suas escolinhas de formação. Tem equipes competitivas na natação, basquete, futsal, ginástica artística, ginástica de trampolim, judô, tênis, volei.

A natação do Minas também é um dos grandes motivos de orgulho do clube. São 57 títulos nacionais nas diferentes competições sendo 22 no absoluto. No Ranking Nacional de Clubes, o Minas é o atual líder de uma disputa que já foi vencedor por sete vezes.

Veja todos os títulos nacionais da natação do Minas Tênis Clube:

COMPETIÇÃO TÍTULOS
Troféu Brasil 9
Troféu José Finkel 11
Troféu Open 2
Troféu Julio de Lamare 8
Troféu Tancredo Neves 7
Brasileiro Senior 3
Troféu Carlos Campos Sobrinho 3
Troféu Arthur Carepa 8
Troféu Maurício Bekenn 2
Troféu Ruben Dinar 4
Total 57

 

O clube também foi revelador de muitos talentos que brilharam não só defendendo as cores do Minas como da Seleção Brasileira. Entre eles, o único medalhista olímpico da natação do Minas, Marcus Mattioli, integrante do revezamento 4×200 metros nado livre nos Jogos Olímpicos de Moscou em 1980.

Motivo de orgulho de todos os mineiros, o Minas Tênis Clube é um exemplo de promoção, desenvolvimento e aprimoramento do esporte no país. Neste 15 de novembro que outros tantos aniversários possam ser comemorados com muitas vitórias, medalhas, troféus, e alegria.

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário