O COB anunciou os nomes dos seis atletas, três de cada sexo, que estão na disputa do Prêmio Brasil Olímpico 2018. No feminino, a maratonista Ana Marcela Cunha é a única representante dos aquáticos entre os finalistas. Tetra campeã do Circuito FINA Marathon Swim Series, Ana Marcela vai enfrentar a canoísta Ana Sátila e a jogadora de futebol Marta. Entre os homens, estão na disputa o surfista Gabriel Medina, o canoísta Isaquías Queiroz e o skatista Pedro Barros.

Veja um resumo de cada um dos finalistas apresentado pelo departamento de comunicação do COB:

FEMININO
Ana Marcela Cunha – Em 2018, Ana Marcela Cunha conquistou o tetracampeonato do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas. Ao longo do ano, a baiana de 26 anos venceu duas etapas da competição, em Belafontured, na Hungria, e em St Lac Jean, no Canadá; além de um segundo lugar na etapa de Victoria, em Seychelles; e duas provas como terceiro em Chun’an, na China, e em Abu Dhabi. Antes, Ana Marcela já havia vencido nas temporadas de 2010, 2012 e 2014. Vencedora do Prêmio Brasil Olímpico de Melhor Atleta do Ano em 2016, Ana Marcela ainda dominou o Campeonato Sul-americano com três medalhas de ouro e garantiu a vaga do Brasil nos Jogos Pan-americanos Lima 2019.

Ana Sátila – A brasileira Ana Sátila ficou na sexta colocação no C1 no Campeonato Mundial de canoagem slalom, no Parque Radical de Deodoro, no Rio de Janeiro, em setembro. Na prova, que faz parte do Programa Olímpico de Tóquio 2020, a jovem de 22 anos ficou ainda com o bronze nas etapas da Copa do Mundo da Cracóvia (POL) e de Augsburg (ALE), ambas em julho. Ela ainda conquistou um ouro inédito na prova do programa pan-americano K1 Extremo no Mundial de canoagem slalom.

Marta – Marta entrou de vez para a história do futebol ao vencer seu sexto prêmio de melhor jogadora do mundo da Fifa, em cerimônia realizada em Londres, em setembro. A atacante da Seleção Brasileira liderou o Brasil na conquista a Copa América, vencendo todos os seis jogos. Ela ainda marcou 13 gols e deu seis assistências pelo Orlando Pride, nos Estados Unidos, ajudando sua equipe ir para os playoffs. Com o troféu, a brasileira de Dois Riachos (AL) tornou-se recordista em número de prêmios individuais, tanto entre homens quanto entre mulheres – Cristiano Ronaldo e Messi, seus concorrentes, têm cinco cada.

MASCULINO
Gabriel Medina – Atual líder do ranking mundial, Gabriel Medina revolucionou o mundo do surfe desde que surgiu entre os profissionais. Primeiro brasileiro campeão mundial, o paulista de Maresias venceu as etapas do Taiti, na praia de Teahupoo, e a da inédita etapa na piscina de ondas artificiais Surf Ranch Pro, em Lemoore, na Califórnia. O brasileiro foi ainda o terceiro colocado Bells Beach (Austrália), França e Portugal e quinto no Rio e em Bali. Agora, disputa a etapa do Havaí com muitas chances de um histórico bicampeonato mundial para o surfe brasileiro.

Isaquias Queiroz – Vencedor do Prêmio Brasil Olímpico de Melhor Atleta do Ano em 2015 e 2016, o baiano Isaquias Queiroz manteve o alto nível em 2018. Na principal competição do ano, o pupilo de Jesus Morlán, que faleceu em novembro, conquistou mais três medalhas em Campeonatos Mundiais, chegando a dez na história da competição. Em Montemor-o-Velho, conquistou o ouro no C1 500m e no C2 500 metros, ao lado de Erlon Silva, e o bronze na prova olímpica de C1 1000m.

Pedro Barros – Pedro Barros entrou para a história do skate ao conquistar o Mundial de Park, disputado em novembro em Nanquim, China, o primeiro realizado pela World Skate, federação internacional responsável pelo esporte desde que se tornou olímpico. O skatista, de 23 anos, natural de Florianópolis, que já era hexacampeão mundial, ainda faturou em 2018 as etapas de Florianópolis do Circuito Nacional, o Skate Park Internacional e a etapa de Vancouver do Circuito Mundial, além das pratas nas etapas de Huntington e de Suzhou e bronze na de Malmo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário