De olho no Campeonato Brasileiro Infantil de Verão que começa na próxima semana em Vitória, no Espírito Santo, qual é o recorde de campeonato mais antigo da competição?
Quem estava na piscina do Clube Náutico Capibaribe naquele dezembro de 1988 deve se lembrar. Foram provas lindas de fundo, Erika Torralbo Gimenez do Saldanha da Gama em duelos inesquecíveis contra Rosana Mattos Vieira do Clube Náutico Capibaribe. Eram marcas expressivas, de gente grande. Só notávamos que se tratavam de meninas quando a franzina Erika levava para o pódio o seu ursinho de pelúcia.
No dia 1o de dezembro de 1988, o melhor resultado da competição, 9:09.78 nos 800 metros nado livre, recorde que se mantém até hoje. São 30 anos!
Na época, Erika era treinada por Júnior, um conhecido treinador da região de Santos que depois se estabeleceu em Maceió. Ela posteriormente se transferiu para a Unisanta, seguiu brilhando e vencendo campeonatos, mas nunca chegou a Seleção Brasileira Absoluta.
O que ficou, foi o seu recorde. Completando 30 anos este ano, parece estar longe de ser batido. Thaiana Melissa Amaral, nadadora do SESi-Sp é o melhor tempo das seis séries da prova. Tem 9:37.56, vai precisar de uma baixada de quase 30 segundos…
Essa era fera!!! Em muitas competições na época do infantil A tive que pedir que nadasse mais devagar kkkk parabéns minha eterna pupila. Beijos e estou com saudades.
Que fantástico! Foi uma prova linda!
Foi realmente uma linda prova! Assisti de dentro d’água kkk fiquei em terceiro, atrás dessas duas “monstras” (no bom sentido)!! Só não tenho certeza do tempo que fiz na época. Tenho na cabeça 9:25, mas não guardei nenhum registro. Bela lembrança! O ursinho foi realmente uma marca registrada! Lembro demais!!!
Obrigada pelas lindas palavras e pela lembrança. Erika Torralbo