17 de janeiro de 1998, Roxana Maracieanu conquistou o título de campeã mundial dos 200 metros costas no Mundial de Perth, na Austrália. Era a primeira vez na história da natação francesa que o país ganhava a medalha de ouro no Mundial do nosso esporte.
Atual Ministra dos Esportes, Maracieanu é uma refugiada romena que havia ganho a cidadania francesa sete anos antes de se tornar campeã mundial. Nascida em Budapeste, na Romênia, esteve com sua família na Argélia e chegou a França ainda jovem. Aos 16 anos, no mesmo ano que ganhou a cidadania francesa se tornou campeã nacional absoluta dos 100 e 200 metros costas.
No Mundial de 1998, Maracieanu não tinha a expectativa de ganhar a prova. Havia ficado em sexto lugar nos 100 costas, e queria apenas ganhar da sua companheira de seleção. Seu treinador Lionel Horter, entretanto, lhe avisou: “se você passar os 150 metros na frente”, você ganha a prova.
E assim foi, Roxana Maracieanu venceu o título de campeã dos 200 metros costas marcando 2:11.26 superando a alemã Dagmar Hase que chegou em segundo lugar 19 centésimos atrás.
Roxana Maracieanu nadou até 2004. Se despediu alguns meses depois de Laure Manaudou se tornar a primeira francesa campeã olímpica e registrar que havia sido sua inspiração de criança. Atuou durante anos como comentarista da TV francesa em coberturas de natação e ingressou na política, faz parte do Partido Socialista Francês. Bastante ativa, atuou em inúmeras campanhas contra e de alerta para o afogamento infantil. Em 2017, tentou, sem sucesso, ser presidente da Federação Francesa de Natação. No ano passado, em setembro, foi indicada pelo Ministro Emmanuel Macron como a nova Ministra do Esporte da França.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!