Cesar Cielo, Felipe Lima, João Luiz Gomes Jr., Nicholas Santos e Etiene Medeiros foram indicados pela FINA para participarem do inédito FINA Champions Swim Series, competição milionária introduzida no calendário para esta temporada. A disputa acontecerá em três etapas, Hangzhou, na China, em abril, Budapeste na Hungria em maio, e Indianápolis, nos Estados Unidos no final de maio, início de junho.

As disputas reunirão apenas quatro nadadores por prova e, num programa mais enxuto, com uma premiação jamais vista em competições de natação. No total, o circuito vai pagar 3,9 milhões de dólares.

O programa de provas inclui 50, 100 e 400 metros nado livre, 50 e 100 metros costas, 50 e 100 metros peito, 50 e 100 metros borboleta, 200 metros medley, além de revezamentos. Para cada prova, foram chamados apenas quatro nadadores: campeão olímpico, campeão mundial, recordista mundial e líder do ranking mundial de 2018.

Os brasileiros chamados foram designados para as seguintes provas:
Cesar Cielo – recordista mundial dos 50 e 100 metros nado livre
Felipe Lima – 50 metros peito *
João Luiz Gomes Jr. – 50 metros peito **
Nicholas Santos – recordista mundial dos 50 metros borboleta
Etiene Medeiros – campeã mundial dos 50 metros costas

* Felipe Lima foi o 4o do ranking mundial de 2018 nos 50 metros peito, porém com a aposentadoria de Cameron van der Burgh e a dupla aparição de Adam Peaty nos critérios ganhou a vaga.
** João Luiz Gomes Jr. foi o vice campeão mundial dos 50 metros peito em 2017, porém com a dupla aparição de Adam Peaty ganhou a vaga.

Os nadadores convocados devem confirmar suas presenças até o dia 1o de fevereiro. A FINA será responsável por todas as despesas de viagem, hospedagem e alimentação dos atletas no circuito.

Calendário do FINA Champions Series 2019:
27 e 28 de abril, Hanghzou, China
11 e 12 de maio, Budapeste, Hungria
31 de maio e 1o de junho, Indianápolis, Estados Unidos

A premiação por prova está estabelecida assim:
1o lugar 10 mil dólares
2o lugar 8 mil dólares
3o lugar 6 mil dólares
4o lugar 5 mil dólares

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário