A baiana Aricia Peree, atleta da ACEB da Bahia, vai re-editar um desafio que não se via desde 2013 no Sul-Americano Juvenil. Um atleta brasileiro disputando a natação e águas abertas. Peree ganhou a vaga das águas abertas na seletiva nacional dos 10 quilômetros em novembro do ano passado na prova de Inema.

Pódio da seletiva de águas abertas com Aricia Peree vencendo os 10k em Inema

Semanas depois, ela fez o segundo melhor tempo do Brasil nas categorias Júnior I, Juvenil I e II nos 400 e 800 metros nado livre garantindo sua vaga para a Seleção nas provas de piscina.

Um belo final de temporada numa sequência de bons resultados nos últimos anos. Peree esteve no Sul-Americano Juvenil de 2015 onde foi quarta colocada nos 400 metros nado livre e ganhou o ouro no revezamento 4×100 metros nado livre. Em 2017, disputou seu segundo Sul-Americano e, como a mais jovem da equipe, nadou o revezamento campeão do 4×200 metros nado livre.

Delegação brasileira no Mundial Júnior de Águas Abertas em Israel no ano passado

Pela Seleção Brasileira ainda se inclui a disputa do Mundial Júnior de 2017, em Indianápolis, nos Estados Unidos, e no ano passado a sua estreia pela Seleção Brasileira de Águas Abertas, onde terminou em nono lugar no Mundial Júnior em Israel.

A última vez que o Brasil teve uma nadadora disputando natação e águas abertas no mesmo Sul-Americano Juvenil foi em 2013, quando Carolina Bilich fez história. A nadadora capixaba arrasou tanto na piscina, onde venceu as provas de 200, 400 e 800 metros nado livre, e nas águas abertas levou o ouro nos 7,5 quilômetros. Bilich ainda levou mais duas medalhas nas provas de revezamento e, o mais importante, ganhou os dois troféus Señor del Sipán, o prêmio de melhor nadadora nas provas de piscina e águas abertas.

Carolina Bilich. Campeonato Sul-Americano Juvenil de Natacao na Escola Naval. 17 de Marco de 2013. Valparaiso, Chile. Foto: Satiro Sodre/SSPress

Esta foi a primeira vez, e única, na história do Sul-Americano que uma nadadora venceu dois troféus de melhor nadadora da modalidade na mesma edição da competição.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário