O Comitê Organizador Paris 2024 anunciou hoje os quatro esportes que serão propostos para fazerem parte do programa oficial dos Jogos Olímpicos de 2024 com escalada, skate, surfe e, a grande surpresa, breakdance. Skate, surfe e escalada já vão fazer parte do programa dos Jogos de Tóquio 2020 e a entrada da disputa de break dance veio com o sucesso de suas disputas nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, no ano passado.

Breakdance nasceu nas ruas de New York, final dos anos 60, início dos anos 70, pela comunidade latina e negra. Com o sucesso do rap e o hip hop, a prática ganhou popularidade e se espalhou pelo mundo. Também conhecida como “bboying” é muito popular nos Estados Unidos, Coreia do Sul, Grã-Bretanha, Rússia, Japão e França, considerado o segundo país na prática, atrás apenas dos americanos.

Campeonatos internacionais são organizados desde a década de 90 e sob a batuta da World DanceSport Federation, entidade internacional filiada ao COI fundada em 1957 e que tem 90 países filiados. O Brasil através do Conselho Nacional de Dança Desportiva e de Salão é considerado apenas “membro provisório”, sem todos os direitos e obrigações.

Em um dos torneios organizados de breakdance, Neguin, Fabiano Carvalho Lopes, conquistou o resultado mais expressivo do Brasil na história do esporte, ao vencer o BC One Tóquio, no Japão. Neguin faz parte do time RedBull de breakdance confira sua página aqui:
https://bcone.redbull.com/en_INT/athlete/neguin

Neguin em ação…

Nos Jogos Olímpicos da Juventude do ano passado, 12 jovens atletas de cada sexo, entre 16 a 18 anos, participaram da disputa. Para os Jogos de Paris 2024 estão previstos 16 atletas de cada sexo para a disputa.

Veja como foi algumas das disputas do breakdance nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires:

Breakdance, escalada, skate e surfe aguardam agora o procedimento burocrático para confirmação das disputas. Os quatro esportes vão representar um total de 248 atletas o que manterá o total de atletas participantes dos Jogos de 2024 em 10.500.

O Comitê Executivo do COI discute a proposta dos quatro esportes em sua próxima reunião nos dias 26 a 28 de março. Em junho, a Assembleia do COI vai receber a proposta e somente em dezembro de 2020 a entrada será oficializada pelo Comitê Executivo.

Com a confirmação dos quatro esportes, beisebol, karatê e softbol, que serão olímpicos em Tóquio 2020, ficarão de fora dos Jogos de Paris 2024. Outras modalidades que estavam em busca destas vagas e faziam campanha internacionalmente foram squash, sinuca e xadrez.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário