Graciele Herrmann anunciou hoje, via Facebook o fim de sua carreira. A nadadora gaúcha, de 27 anos, duas partiipações olímpicas e três medalhas em Jogos Pan Americanos, decidiu sair em busca de novos desafios.

O casamento, a fisioterapia, Graciele tem um mundo novo a sua frente. No seu depoimento de despedida, não faltaram homenagens e agradecimentos. Duas delas chamam a atenção.

Nico, Antônio Carlos Brauner Weymar, treinador que revelou Graciele no Clube Brilhante de Pelotas, foi chamado de “mais que um pai”, por ter colocado a jovem nadadora na piscina e principalmente ter despertado todo este amor e dedicação ao esporte.

Fred Guarigla, treinador de Graciele nos seus maiores e melhores momentos, também foi bastante destacado. Os dois conseguiram títulos nacionais e internacionais, duas vagas olímpicas e até tiveram um fim de relação um tanto acidentado. Graciele cita isso e não deixa de colocar toda a importância do profissional na sua carreira. Ponto forte no seu depoimento.

Atleta do GNU, Graciele Herrmann, aprova a nova piscina do clube. |

Graciele Herrmann surgiu no Brilhante em Pelotas. Velocista de talento, logo chamou a atenção do Grêmio Náutico União. A mudança para a capital deu uma guinada na sua carreira. Antes era apenas uma acirrada disputa do sul contra a rival Alessandra Marchioro no Clube Curitibano. As duas faziam disputas memoráveis nos torneios sul-brasileiros.

No União, Graciele disparou. Foi campeã brasileira, chegou a Seleção Nacional. Foi aos Jogos Pan Americanos de 2011 em Guardalajara e repetiu Toronto em 2015. Nas duas disputas três medalhas, uma individual, uma prata nos 50 livre com 25.23, 14 centésimos atrás da americana Lara Jacskon.

Duas participações olímpicas. Estreia em Londres 2012, terminou em 22o lugar com 25.44. No Rio 2016, ficou em 40o marcou 25.60.

Graciele Hermann. Campeonato Brasileiro Absoluto de Natacao/ Trofeu Maria Lenk no Parque Aquatico Maria Lenk. 24 de abril de 2013. Rio de Janeiro, Brasil. Foto: Satiro Sodre/SSPress

Veja o texto de anúncio de despedida de Graciele Herrmann publicado em sua conta de Facebook:

Até logo!
Ao longo de 15 anos aproveitei tudo que minha mãe me disse quando aprendi a nadar: “Graci, eu quero achar um clube onde tu poderás competir e ganhar o mundo”
Mas logo na minha primeira competição lhe respondi: “Bah mãezinha, já pensou eu ser campeã gaúcha? o Rio Grande do Sul é enorme mãe!”
Foi assim, com muito amor, que me agarrei em todas as oportunidades que cultivei ao longo da minha vida aquática.
Eu hoje, recordando os meus feitos só tenho a agradecer.
Toda aquela garra, força no final de prova herdo de minha Mãe aquela mulher que nunca mediu esforços para me levantar quando eu precisei.
Aos meus irmãos, que com suas experiências de vida iam me orientando e dizendo o que seria melhor para mim.
Meus técnicos,
Nico, mais que um pai que me ensinou a dar os meus primeiros passos dentro da agua!
Kiko, me ajudou muito para ingressar dentro do Grêmio Náutico União.
Fred, Fredones, Fredão, Fredericks hoje por turbulências e por anos de convivências não temos o mesmo contato de como era antes. Mas tenho um enorme carinho por esse cara, é a pessoa que mais me conhecia dentro da agua, só de ver a primeira braçada feita dentro da agua ele já sabia se eu estava nervosa ou tranquila, sabendo disso ele conversava comigo e me orientava.
É, nós conquistamos o mundo, feitos que só pertencem a nós!
Fomos a 2 Olimpíadas, marcamos duas vezes que somos capazes que conquistar o que queremos.
Por tudo que me ensinastes, te tenho no meu coração.
Agradeço imensamente também ao Grêmio Náutico União, o clube que me acolheu por 11 anos e sempre disponibilizou toda a estrutura que ele tinha em mãos, o carinho dos funcionários, a proatividade do departamento de saúde que sempre cuidou muito bem do meu corpo para me deixar em perfeitas condições para dar o máximo dentro da agua, aos presidentes, a todos os diretos do departamento,todos meus colegas de treino,me ajudavam diariamente a buscar um centéssimo mais forte que ontem, em especial ao Gui Roth e Eliandra
Ao Exército Brasileiro, meu muito obrigada!
Foram 7 anos de muitos ensinamentos e valores que acrescentei em minha vida.
Em todas as missões que participei sempre busquei ao máximo lutar com muita garra, lealdade, amor, coragem e o mais importante patriotismo e orgulho de servir ao Exército Brasileiro.
De agora em diante levarei no coração e no pensamento tudo que vivenciei no lugar que faz jus ao seu lema:
“Braço forte e mão amiga” 3° Sgt Graciele Herrmann
Aos Correios, Nissan, 361° Sport, que me apoiaram para buscar o melhor resultado.
Este ano inicia-se um novo Ciclo Olímpico, OPA dessa vez é um Novo Ciclo de Vida.
Quero conquistar todas as oportunidades que a faculdade de fisioterapia abrir, se tudo der certo esse ano concluo a minha jornada acadêmia dentro do IPA no curso de Fisioterapia.
Fica aqui todo o meu carinho por todas as pessoas que torceram por mim como atleta e espero que ainda torçam na minha vida profissional de fisioterapeuta
Muuuito mas muito obrigada Natação!
Beijos Graciele Herrmann Amaral

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário