Best Swimming começa uma série de reportagens destacando o Troféu Brasil 2019, nossa principal competição nacional da temporada e que será seletiva para cinco Seleções Brasileiras. No dia de hoje, o assunto são os atletas estrangeiros que representarão os clubes nacionais.
Dos estrangeiros contratados, apenas o colombiano Juan Manuel Morales Restrepo do Grêmio Náutico União está morando e treinando no Brasil, os demais todos vão vir somente para a competição.
A maior estrela das contradas é a americana Mallory Comerford (foto), integrante do revezamento 4×100 livre dos Estados Unidos campeão mundial de piscina curta e longa que vem para o Minas. O clube mineiro ainda incluiu outro nome forte, a italiana Ilaria Cusinato, especialista nas provas de medley e que foi vice campeã europeia no ano passado, nos 200 e 400 medley.
O Pinheiros depois de vários anos sem contratar qualquer nadador estrangeiro, traz duas sul-americanas, uma para o fundo, outra para a velocidade. Para o fundo, a bi campeã mundial júnior Delfina Pignatiello da Argentina e para a velocidade a recordista nacional dos 50 e 100 metros nado lvire da Bolívia, Karen Torrez.
A Unisanta traz apenas um estrangeiro, Andrea Berrino da Argentina que defende o clube há várias temporadas.
Corinthians repete Virginia Bardach, a argentina que há vários anos tem competido no Brasil, seja por Minas, Unisanta e pelo próprio Corinthians. A novidade é o colombiano David Arias que passou um período treinando no clube e retornou a seu país por conta da faculdade.
O Fluminense traz de volta o equatoriano Esteban Enderica, ex-recordista sul-americano dos 1500 metros nado livre. O Flamengo repete a eslovaca Barbara Zavadova, nadadora que esteve no Troféu José Finkel, e a argentina Macarena Ceballos, ex-recordista sul-americana dos 200 peito.
A Indaiatubana também vai ter uma estrangeira, e nadadora de peito, a venezuelana Mercedes Toledo.
Lista completa por clube:
UNISANTA –
Andrea Berrino, Argentina
MINAS TÊNIS CLUBE –
Mallory Comerford, Estados Unidos
Ilaria Cusinato, Itália
GRÊMIO NÁUTICO UNIÃO –
Juan Manuel Morales Restrepo, Colômbia
CORINTHIANS –
Virginia Bardach, Argentina
David Arias, Colômbia
PINHEIROS –
Delfina Pignatiello, Argentina
Karen Torrez, Bolívia
FLUMINENSE –
Esteban Enderica, Equador
FLAMENGO –
Barbara Zavodava, Eslováquia
Macarena Ceballos, Argentina
INDAIATUBANA –
Mercedes Toledo, Venezuela
Atletas estrangeiros que contam como brasileiros
PINHEIROS –
Florencia Perotti, Argentina
GRÊMIO NÁUTICO UNIÃO –
Ana Belen Presumido, Argentina
MINAS TÊNIS CLUBE –
Julia Sebastian, Argentina
Eduardo, Govorov está usando Belo Horizonte como uma base de seu treinamento, mas todos os estrangeiros listados na matéria são aqueles que irão representar clubes brasileiros. Temos vários outros que nadarão em observação e/ou por seus países, somente nas eliminatórias.
Uai Coach o Andrei Govorov num esta no Brasil num é para o torneio não?! Ele participou do Torneio Metropolitano em BH, achei que era para isso?!