Depois de oito anos no Minas Tênis Clube, e a conquista dos títulos brasileiros Infantil de Verão em 2018 e do Brasileiro de Inverno em 2019, Gustavo Piza está de malas prontas. No dia 12 de junho, Piza embarca para Doha, no Catar, lá indicado pelo também treinador brasileiro Dellano Cesar vai ser o responsável pela Seleção Nacional de Base do país árabe.

Natural de São José dos Campos, onde foi atleta da Associação Esportiva São José. Lá treinou com Marcelo Vaccari, seu companheiro de trabalho desde que chegou ao Minas Tênis Clube. Piza começou a sua carreira de treinador no Thermas do Vale, clube onde trabalhou com a dupla de irmãos Cláudio e Felipe Troni.

Por indicação de Amauri Machado, que era o head coach da Associação São José além de secretário de esportes na cidade de São José dos Campos, Piza foi indicado para o Minas, onde Amauri assumia a função de coordenador da base. Aos 26 anos de idade, Piza iniciava sua caminhada na equipe infantil do Minas.

Equipe do Minas no Brasileiro Infantil de Inverno 2019

Na primeira temporada, trabalhou junto com Adriana Mitidieiri. Era o grupo infantil que revelou nomes como Vinicius Lanza, Gabriel Fantoni, Andressa Lima, Eduardo Amaral e Rodrigo Correia. Nos anos de 2012 e 2013, Piza esteve no Infantil junto com o técnico André Teixeira. Foram os anos que revelaram Maria Paula Heitmann e Camila Lins. De 2014 a 2016, Piza atuou com André Cordeiro na categoria revelando atletas como Victor Baganha, Giulia Carvalho e Avelar Hostalacio. Desde 2017, Piza está no Infantil com Bruno Neves Beling. E foi com ele que o grupo chegou aos dois títulos nacionais conquistados neste último ano.

Gustavo Piza homenageado pelos atletas e companheiros de clube

A oportunidade de trabalhar fora é um grande desafio. Piza recebeu o convite com uma oportunidade de mostrar seu trabalho e trabalhar na natação do Oriente Médio. O Catar tem uma das melhores estruturas de treinamento da Ásia. O Hammad Aquatic Center é um complexo aquático de quatro piscinas e foi sede dos Jogos da Ásia em 2006, além do Mundial de Curta em 2014 e todos os anos de etapas da Copa do Mundo.

O local é destino constante de seleções nacionais e foi lá que surgiu o convite e a indicação de Dellano Cesar que atualmente trabalha com o sul-africano Chad Le Clos.

Na conquista do título brasileiro em Belo Horizonte na semana passada, além dos atletas e companheiros de clube, Piza também foi homenageado pelos seus nadadores que fazem parte da Faculdade de Ciências Médicas onde ele também atua como técnico.

Gustavo Piza viaja no dia 12 de junho para Doha onde assume a Seleção Nacional já na temporada de meio de ano onde estão as principais competições da região. Em agosto, a Seleção de categorias do Catar disputa o GCC Age Group Championships, torneio que reúne as seleções do Oriente Médio.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário