No dia 16 de julho de 2015, Mauricio Fiol nadou as eliminatórias dos 100 metros borboleta nos Jogos Pan Americanos de Toronto, fez 52.25, passou para a final com o segundo tempo. Na volta para a Vila Panamericana, lhe chamaram para informar que seu teste anti-doping feito na véspera do início da competição havia apresentado a substância Estanozolol.

Fiol foi retirado da competição. Seu resultado de dois dias antes, a prata nos 200 metros borboleta com 1:55.15 cancelada. Inciava uma nova batalha, agora para provar a sua inocência.

Investiu numa defesa experiente, gastou algo em torno de 30 mil dólares, contratou o americano Howard Jacobs, apontados por muitos como o melhor do mundo. Não foi o suficiente, levou a pena máxima, quatro anos.

Hoje, termina a suspensão. Mauricio Fiol está em Santiago, no Chile, junto com o treinador brasileiro Reinaldo Dias onde fazem um training camp desde a semana passada. Os dois voltaram a trabalhar juntos no final do ano passado. Fiol, pela suspensão, treinou muito tempo só, e fora do seu clube, o Regatas Lima.

Também começa hoje, no Estádio Nacional, em Santiago, o Campeonato Nacional de Categorias de Inverno, será a primeira competição de Fiol depois de quatro anos. O nadador vai estar em várias provas e segue treinando forte para os Jogos Pan Americanos.

Fiol ainda não sabe as provas que vai nadar no Pan. A Federação Peruana indicou que estaria apenas nos 200 livre e revezamentos, mas ainda não anunciou a escalação oficial da equipe.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário