Começou a maior festa dos esportes aquáticos do planeta, o Mundial que bate recorde de atletas e países presentes.

* Cerimônia de abertura foi show, a FINA realmente deu um passo bacana a frente ao criar o cerimonial que abre os Mundiais. Budapeste fez uma bela festa as margens do rio Danúbio, hoje foi a vez de Gwangju celebrar a abertura do 18o Mundial dos Esportes Aquáticos.
* E teve festa no ginásio, lotado, cheio de apresentações, músicas, luzes, e teve festa lá fora. Um grande show musical animadíssimo para a população local e o tão conhecido K-pop que já é sucesso pelo mundo.
* “Mergulhando na paz” é o lema do Mundial que tem um simbolismo tremendo para Gwangju, a cidade que ficou marcada pelo episódio sangrento de 18 de maio de 1980. Um confronto entre estudantes e tropas da então ditadura deixou centenas de mortos, em números que até hoje snao desconhecidos.
* Só não ficou mais expressivo neste lema pela ausência da Coreia do Norte. Convite não faltou, mas nenhum atleta cruzou a fronteira para vir participar da competição. E olha que as saltadoras da Coreia do Norte são excelentes.
* Temperatura tem estado entre 25 a 27 graus durante o dia. Previsão de chuvas para o fim de semana, mas o pior tem sido a sensação térmica. Muito abafado e com umidade relativa do ar passando dos 80%.
* Nas águas abertas, a prova dos 5 quilômetros correu perfeita. Sem qualquer problema, condições estavam ótimas e não teve qualquer desclassificação. Vamos ver o que acontece nos 10 quilômetros.
* Em Sagamihara, a Seleção de natação do Brasil segue treinando. O grupo está concentrado no mesmo local que serviu de base para o time no ano passado durante o Pan Pacífico e no mesmo local que usará antes dos Jogos de Tóquio no próximo ano.
* De lá, vem a mensagem, Etiene Medeiros vai nadar apenas as provas de 50 livre e 50 costas. Está inscrita nos 100 livre e 100 costas, mas será retirada das provas no congresso de abertura.
* Outra desistência de prova é internacional, Sun Yang, o chinês recordista mundial dos 1500 metros nado livre vai nadar apenas os 200, 400 e 800 metros nado livre.
* A equipe de reportagem do Grupo Globo diz que chegou a arena dos saltos ornamentais e inúmeros operários ainda trabalhavam duro. Martelos, serrotes e muitas chaves de fenda trabalhando até os últimos minutos antes das provas.
* O húngaro Kristof Rasovszky ganhou o primeiro ouro do Mundial ao vencer a prova dos 5 quilômetros. É a sua primeira medalha em Mundiais.
* Dois velocistas que testaram positivo foram liberados e vão competir no Mundial. Andrea Vergani da Itália que testou positivo para maconha e o polonês Pawel Juraszek, que testou positivo para Pseudoefedrina, vão nadar a prova dos 50 livre. Para Vergani sua suspensão termina antes do Mundial, e mesmo sem ter feito tempo este ano, a Federnuoto decidiu usar a marca que lhe deu o vice campeonato europeu no ano passado. Para Juraszek, ele estava suspenso, mas apelou e venceu no Painel de Doping sendo autorizado a competir.
* E a Austrália segue sem acerto com a FINA e não vai ter transmissão do Campeonato Mundial pela primeira vez desde 1986. Para quem tem na natação um dos esportes mais populares do país isso está sendo tratado como um grande vexame.

Amanhã a gente volta…

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário