Ainda não chegamos no um terço das medalhas distribuídas no Mundial dos Esportes Aquáticos e já são 16 países que subiram ao pódio. Neste dia, a Alemanha com a vitória do revezamento misto nas águas abertas é o novo terceiro colocado.

* Tempo nublado e a previsão de chuvas, é o que vamos enfrentar nos próximos dias na capital mundial dos esportes aquáticos. A temperatura entre 22 a 27 graus, mas a previsão é de tempo ruim.
* China, 14 medalhas, sendo 10 de ouro segue na ponta do Mundial. A Rússia, com 8, sendo 5 de ouro, se aproximou um pouco da China e segue na segunda posição. A surpresa é a Alemanha, agora na terceira colocação, 4 medalhas, 2 ouros e 2 bronzes.
* A Alemanha lembra um pouco a situação que vivemos no Brasil. A Federação de Natação de lá vive uma enorme crise financeira e administrativa. Presidente e vice entregaram seus cargos em dezembro, e a entidade segue sem presidente. Porém, na água, os atletas seguem brigando e um belo resultado nas águas abertas.
* Bom resultado também foi a superação do time brasileiro na prova de revezamento misto. O Brasil que não tinha ido bem na prova dos 5 quilômetros masculino, tanto Diogo Villarinho como Fernando Ponte tiveram um belo desempenho colocando junto com Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut a equipe na quarta colocação da prova. A briga pelas três primeiras posições foi acirrada e o Brasil chegou em quarto liderando o segundo pelotão.
* Advogado Bichara Neto chega nesta quinta-feira a Coreia do Sul. Ele é o advogado que vai defender o brasileiro Gabriel Santos no Painel de Doping marcado para a sexta. Gabriel chegou a Gwangju na quarta-feira junto com a delegação brasileira. O nadador aguarda a decisão do Painel, mas segundo a nota emitida pela FINA ele ainda não está suspenso, por isso, segue treinando normalmente e está inscrito para o Mundial. Gabriel também esteve com o grupo no treinamento de aclimatação realizado em Sagamihra, no Japão.
* O treinador australiano Michael Bohl deu uma entrevista ao site Yahoo Sports sobre o pedido de desconvocação da nadadora Shayna Jack que desfalcou os revezamentos australianos 4×100 e 4×200 livre neste Mundial. Bohl indicou que a saída foi por motivos pessoais e que na devida hora todos irão ser informados pela própria nadadora que pediu privacidade.
* A nadadora holandesa Kira Toussaint que nadou no ano passado pelo Minas Tênis Clube no Troféu Brasil fez uma postagem em seu Instagram na piscina de Gwangju indicando que “estou muito feliz por estar aqui”. Na postagem, ela ainda informa que o diretor executivo da FINA, Cornel Marculescu, lhe fez um pedido de desculpas pessoal com o caso de teste analítico adverso do final do ano passado. O caso foi analisado e considerado “falso positivo”. De qualquer maneira, Toussaint acabou perdendo a oportunidade de nadar o Mundial de Piscina Curta no final de 2018.
* Piscina cheia, chegou todo mundo, ou quase todo mundo. A natação está em peso ocupando todas as raias, o dia todo. A natação começa no dia 21, mas Gwangju foi invadida nestes dois últimos dias pelos nadadores que estão na Vila dos Atletas e treinando.
* No nado artístico, enquanto que a Rússia já ganhou cinco das seis medalhas de ouro distribuídas até agora, destaque para a espanhola Ana Carbonell que com as três medalhas que venceu em Gwangju soma 23 na carreira em Mundiais. Carbonell foi prata na apresentação solo técnica no solo rotina livre e um bronze integrando a equipe da Espanha na prova por equipes. Com 23 medalhas em Mundiais, Carbonell só é superada por dois nadadores americanos na história dos Mundiais, Michael Phelps com 33 e Ryan Lochte com 27.
* Australiano Kyle Chalmers, atual campeão olímpico dos 100 livre, declarou a imprensa australiana que está pensando em não raspar o seu bigode para este Mundial. Chalmers está em Gwangju há dois dias e no Mundial vai nadar as provas de 50, 100 e 200 livre, além dos revezamentos pela Austrália.
* Ainda não saiu o start list da competição de natação. Apenas o que está disponível internamente é a lista por país e que deverá ou poderá ser alterada nesta quinta-feira com o congresso técnico da modalidade. Cortes e substituições poderão ser feitos, mas nenhuma adição na escalação das equipes.
* Vamos ter 193 países na natação, apenas um dos 194 participantes do Mundial não disputa as provas da natação de piscina.
* Aprendendo um pouco a cada dia pelo país que sedia a 18a edição do Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos. A Coreia do Sul é a 11a economia do mundo, a quarta da Ásia.
* Kim, Lee e Park, é igual a Silva e Santos para o Brasil. Um total de mais de 20% da população coreana tem estes três sobrenomes.
* Na Coreia, o tae kwon do é o esporte nacional e o número quatro é o número do azar.

Amanhã a gente volta com mais…

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário