RETROSPECTIVA 2019
JANEIRO
* Faleceu James Jim Martin Wood, 68 anos, ex-Presidente da USA Swimming.
* Primeira aposentadoria internacional do ano, Rikke Moeller Pedersen, 30 anos, nadadora da Dinamarca, recordista mundial dos 200 metros peito anuncia o fim de sua carreira.
* FINA divulga nova interpretação para as suas regras e agora permite atletas participarem de eventos não reconhecidos e não oficiais sem qualquer forma de punição. Detalhe que para os resultados serem considerados, tanto para ranking mundial como recordes mundiais, somente se as competições seguirem os processos regulamentados.
FEVEREIRO
* Jazz Carlin, a melhor nadadora da história do País de Gales, duas vezes medalhista de prata nos 400 e 800 metros nado livre no Rio 2016, anuncia a sua aposentadoria aos 28 anos de idade.
* Faleceu aos 74 anos de idade, Bob Duenkel, um dos maiores pesquisadores e incentivadores da natação mundial. Duenkel era muito ativo e respeitado pelo trabalho realizado no International Swimming Hall of Fame.
* Em uma prova da Federação Baiana de Desportos Aquáticos, o nadador masters Walter Stamford Jr. de 51 anos de idade faleceu após um mau súbito durante a disputa.
MARÇO
* “Não tenha medo do passado e do futuro! Dizendo adeus para a piscina e as águas azuis para iniciar uma nova vida”, foi assim que Zetao Ning, no dia em que completou 26 anos de idade anunciou a sua aposentadoria da natação. Campeão mundial dos 100 metros nado livre em 2015, Ning vinha tendo problemas com a Federação Chinesa de Natação há anos.
* Faleceu aos 57 anos de idade a nadadora alemã oriental Andrea Pollack, campeã olímpica dos 200 metros borboleta nos Jogos de Montreal em 1976.
* Para ajustar o estatuto da entidade seguindo orientação da Lei Pelé, a Assembleia da CBDA aprova a nova composição do colégio eleitoral da entidade. A partir de agora, passamos a ter 27 federações mais os 5 clubes campeões de cada modalidade e 14 atletas sendo 6 da natação e 2 de cada uma das outras modalidades.
* Faleceu aos 26 anos de idade o nadador de Hong Kong Kenneth To.
* Sul-Americano de Praia em Rosário, na Argentina, Brasil é prata no revezamento misto e bronze com Aricia Peree na prova dos 10 quilômetros.
* Duas contratações internacionais. O americano Ryan Held assina com a Arena e a australiana Tessa Wallaced assina com a Funkita.
* Na Travessia da Ilha do Campeche, faleceu o nadador masters José Luiz Timmers, de 57 anos de idade.
ABRIL
* Aos 24 anos de idade, e após um mau campeonato australiano, se aposenta Brittany Elmslie. Foram 15 medalhas internacionais sendo cinco em Olimpíadas, todas nos revezamentos 4×100 livre, 4×200 livre e 4×100 medley.
* AABB de Recife vence o Troféu Alexandre Pussieldi, Nordestinho Mirim e Petiz em Aracaju com 2.410,5 pontos.
* No Sul-Americano Juvenil, em Iquique, no Chile, Enzo Kihara vence a única medalha do Brasil na prova de águas abertas vencendo os 10 quilômetros.
* Ana Marcela Cunha e Diogo Villarinho são os campeões da prova de águas abertas do Troféu Brasil em Copacabana, no Rio de Janeiro.
* Brasil domina o Campeonato Sul-Americano Juvenil em Santiago, no Chile, terminando com 99 medalhas, sendo 46 de ouro, 33 de prata e 20 de bronze. Um total de 24 recordes de campeonato batidos na competição, 17 pelo Brasil. Giovanna Medeiros, Stephan Steverink, Sofia Rondel e Gustavo Saldo foram os quatro melhores índices técnicos do torneio.
* Pinheiros vence o Troféu Brasil no Rio de Janeiro passando a frente na contagem de pontos somente na última etapa. No final, Pinheiros penta campeão. Batidos 21 recordes sendo 5 sul-americanos, 4 recordes brasileiros, 3 recordes brasileiros de categoria e 9 recordes de campeonato.
* ASBAC Aquanaii vence o Centro-Oeste Infantil a Senior em Brasília somando 1.336 pontos.
* Torneio Nordeste de Infantil a Senior, Troféu Sérgio Silva, em Maceió, vitória com facilidade para a AABB de Recife somando 3.209 pontos.
* No Torneio do Norte, Troféu Leônidas Marques, em Manaus, conquista inédita para o Instituto Pedro Nicolas colocando pouco mais de 100 pontos de vantagem sobre o La Salle.
* Complexo do International Swimming Hall of Fame em Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos, é fechado para reforma. Previsão é de entrega ainda em 2020.
MAIO
* Simon Cusack foi eleito pela Associação dos Treinadores de Natação da Austrália como o Treinador do Ano pela terceira vez em sua carreira. Cusack se destacou pelo trabalho com Cate Campbell.
* A lituana Ruta Meilutyte de apenas 22 anos de idade anuncia sua aposentadoria. A nadadora estava afastada dos treinamentos desde dezembro em sinais de depressão. Em postagem nas suas redes sociais, Meilutyte agradeceu a todos e diz que estava preparada para uma nova fase de sua vida.
* Clube Curitibano leva o Sul-Brasileiro Open na Palhoça. Clube conquistou 31 medalhas no aberto com 12 ouros. Estreia de Cesar Cielo pela equipe do Nadar Itajaí Marcílio Dias integrando os revezamentos campeão do 4×50 livre e 4×50 medley.
* CBDE organiza junto da ISF o 13o Campeonato Mundial Escolar de Natação na piscina do Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Presença de 300 nadadores de 17 países. Brasil campeão por seleções no masculino e feminino, Colégio Amorim ficou em terceiro no feminino e Centro Educacional Santa Mônica ficou em quinto lugar no masculino.
* Minas Tênis Clube quebra jejum de 12 anos e volta a ser campeão do Troféu Ruben Dinard, Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno. Com vantagem de mais de 200 pontos deixou o Pinheiros em segundo lugar. Oito novos recordes de campeonato quebrados com João Pierre Campos do Fluminense autor de metade deles.
* Nicholas Santos bate o recorde Sul-Americano e das Américas nos 50 metros borboleta com 22.60 na Copa dos Campeões em Budapeste.
JUNHO
* Marcelo Chierighini é anunciado no time da Arena Internacional.
* Clube Curitibano vence o Campeonato Brasileiro Juvenil de Inverno pela primeira vez somando 2.117,5 pontos, 549 pontos de vantagem sobre o Minas Tênis Clube, dono da casa. Competição com 17 recordes de campeonato e um recorde brasileiro de categoria por Stephan Steverink da AABB de São Paulo com 2:19.09 nos 200 metros peito Juvenil I masculino.
* Vencendo três das quatro categorias, mais o geral, Curitibano campeão do Sul-Brasileiro Infanto-Juvenil na Palhoça.
* Recordes sul-americanos para Felipe Lima e Jhennifer Conceição nos 50 metros peito no Mare Nostrum de Monaco.
* Florent Manaudou volta a nadar, mas quem ganha a prova do Sette Colli nos 50 livre é Bruno Fratus com 21.42 contra 21.71 do francês.
* Comitê Olímpico dos Estados Unidos muda seu nome e passa a se chamar USOPC, Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos.
* Delfina Pignatiello bate o recorde sul-americano dos 800 livre com 8:24.33 no Mare Nostrum de Canet e nos 1500 livre com 15:51.68 no Mare Nostrum de Barcelona.
* Pelo segundo ano consecutivo Guilherme Caribé vence os 50 metros nado livre na Copa Pacífico e na final na Copa Julio Maglione em Lima, no Perú.
* Depois de 10 anos, Minas Tênis Clube campeão do Troféu Tancredo Neves, Campeonato Brasileiro Júnior de Inverno em Colombo, no Paraná. Competição teve 15 recordes de campeonato.
* Brasil volta do Giro pela Europa com 44 medalhas conquistadas nas três etapas do Mare Nostrum, mais Aberto da França e Sette Colli na Itália. No total, 18 ouros, 13 pratas e 13 bronzes. Breno Correia foi o maior medalhista, cinco medalhas, quatro outros e um bronze.
* No retorno ao Brasil, anunciado o teste positivo de Gabriel Santos em exame surpresa feito em maio.
* Americana Katie Meili, medalhista olímpica no Rio 2016, anuncia aposentadoria.
* Jhennifer Conceição bate o recorde sul-americano dos 100 metros peito no Sette Colli na Itália com 1:07.64.
* Francês Amaury Leveaux, depois de seis anos, volta a competir, aos 32 anos de idade e em busca de fazer parte do time para Tóquio 2020.
JULHO
* Brasil ganha quatro medalhas na natação das Universíades em Nápoles, na Itália, um ouro, uma prata e dois bronzes. Jhennifer Conceição vence os 50 metros peito.
* FINA anuncia Campeonatos Mundiais dos Esportes Aquáticos de 2025 para Kazan, na Rússia e Budapeste, na Hungria em 2027.
* Americana Ella Eastin assina com o time da Arena.
* Com o doping do nadador Gabriel Santos, COB e CBDA anunciam Leonardo de Deus como substituto para a equipe dos Jogos Pan Americanos de Lima.
* Fernanda Celidônio deixa a ASBAC Aquanaii e passa a fazer parte da equipe do Minas Tênis Clube.
* Amazonas é campeão Norte-Nordeste de Seleções em Belém, Troféu Milton Medeiros, conquista depois de cinco anos.
* Na véspera do início do Campeonato Mundial em Gwangju, a FINA realiza o Painel de Doping de Gabriel Santos suspendendo o nadador por um ano por negligência no caso do teste de doping positivo.
* No Mundial de Gwangju, quebra de 10 recordes mundiais, um deles, os 200 metros peito quebrado duas vezes, Matthew Wilson da Austrália na semifinal e Anton Chupkov da Rússia na final.
* Estados Unidos vence o Mundial de Gwangju, 27 medalhas sendo 14 de ouro. Caeleb Dressel venceu ganhou oito medalhas de ouro em oito provas disputadas. Simone Manuel se torna na primeira mulher da história a ganhar sete medalhas num mesmo Mundial.
* Felipe Lima e João Luiz Gomes Jr. fazem história se tornando nos dois primeiros nadadores do Brasil a subir ao pódio juntos num Campeonato Mundial de Piscina Longa. Lima foi prata e Gomes Jr. bronze nos 50 metros peito.
* Brasil retorna com cinco medalhas do Mundial de Gwangju, três pratas e dois bronzes.
* Ana Marcela Cunha garante vaga olímpica na prova dos 10 quilômetros no Mundial de Gwangju ao terminar em quinto lugar na prova. Dias depois, ela vence as provas de 5 e 25 quilômetros.
* Alemanha termina como campeão das águas abertas no Mundial de Gwangju, cinco medalhas sendo duas de ouro.
* Polêmica no Mundial de Gwangju, primeiro o australiano Mack Horton nos 400 livre, depois o britânico Duncan Scott nos 200 livre se negando a subir ao pódio para a tradicional foto com o campeão da prova, o chinês Sun Yang. FINA adverte os nadadores e ameaça suspensão.
* Shayna Jack é anunciada como teste positivo na Seleção da Austrália após a disputa do Campeonato Mundial de Gwangju. A nadadora testou positivo para esteroide anabólica e foi cortada as vésperas da competição sem o real motivo ser anunciado.
* Danna Volmer anuncia a aposentadoria aos 31 anos de idade. Dona de sete medalhas olímpicas e três participações em Jogos Olímpicos.
AGOSTO
* Cinco dias antes do início da natação dos Jogos Pan Americanos em Lima, o peruano Mauricio Fiol volta a testar positivo para Estanozolol.
* Estados Unidos vence a natação dos Jogos Pan Americanos com 45 medalhas sendo 21 de ouro. O Brasil fica em segundo com 32 medalhas, sendo 11 de ouro, 9 de prata e 12 de bronze.
* Poliana Okimoto ganha reconhecimento na Calçada da Fama no Corinthians.
* Campeão olímpico dos 100 metros nado livre Kyle Chalmers faz a terceira operação no coração em três anos.
* Faleceu aos 72 anos de idade, Rubem Márcio Dinard de Araújo, árbitro internacional FINA e ex-presidente da CBDA.
* Brasil é ouro e bronze na prova dos 10 quilômetros de águas abertas dos Jogos Pan Americanos de Lima respectivamente com Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut.
* Larissa Oliveira se torna na maior medalhista do Brasil em uma edição de Jogos Pan Americanos conquistando sete medalhas em Lima, um ouro, duas pratas e quatro bronzes.
* Etiene Medeiros, primeira e única campeã panamericana da natação brasileira (Toronto 2015), volta a vencer, agora leva os 50 metros nado livre.
* Viviane Jungblut se tornou na primeira nadadora da história dos Jogos Pan Americanos a ganhar medalhas nas águas abertas e piscina na mesma edição.
* Leonardo de Deus se torna no primeiro tri campeão pan americano da prova dos 200 metros borboleta.
* Recorde sul-americano dos 200 metros costas para Fernanda de Goeij no Pan de Lima com 2:11.95.
* Recorde sul-americano para a argentina Julia Sebastian nos 100 metros peito com 1:06.98 no Pan de Lima.
* Comitê de Ética do COB emite advertência pública a CBDA. Recomenda novas eleições.
* Ryan Loche volta a ser campeão americano, vence os 200 metros medley com 1:57.76.
* Murilo Sartori é medalha de bronze nos 200 metros nado livre do Campeonato Mundial Júnior marcando 1:47.39, única medalha do Brasil.
* Brasil vence a natação dos Jogos Parapanamericanos em Lima, no Perú, em performance histórica com 127 medalhas, sendo 53 de ouro, 45 de prata e 29 de bornze.
* Faleceu Michel Rogério Karfunkelstein, vítima de um câncer, ex-dirigente da natação carioca e pai do treinador Rogério Karfunkelstein.
SETEMBRO
* Depois de quatro anos, Minas Tênis Clube campeão do Troféu José Finkel em Curitiba. Competição esvaziada e apenas quatro recordes de campeonato batidos.
* Clube Curitibano reúne e homenageia sua equipe que participou do Troféu José Finkel de 1989, “a competição que não acabou” fazendo um reconhecimento no pódio para os atletas daquela equipe.
* Cidade de Salvador inaugura a piscina olímpica do Rio 2016 com o Troféu Walter Figueiredo e Silva, uma bela competição. AABB de Recife leva o título com facilidade.
* Itália vence pela primeira vez o Campeonato Mundial de Natação Paralímpica. Competição foi em Londres, na Grã-Bretanha, com os italianos somando 50 medalhas, 20 de ouro, 18 de prata e 12 de bronze. Brasil terminou em 11o lugar com 17 medalhas, 5 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze.
* Mark Spitz assina contrato de patrocínio com a Arena, sua patrocinadora logo após a sua aposentadoria em 1972.
* Assembleia Geral Extraordinária da CBDA depõe por unanimidade o Presidente da entidade Miguel Cagnoni. O vice Luiz Fernando Coelho é apontado como novo mandatário da CBDA.
* Comissão de Esportes da Câmara Federal aprova a data de 2 de agosto como o Dia da Natação Brasileira.
* Allan do Carmo deixa a parceria com o técnico Rogério Arapiraca. Vai tentar a vaga olímpica treinando com Fernando Possenti no Rio de Janeiro.
* Patricia Silva, atleta da Seleção Brasileira Paralímpica, testou positivo em teste surpresa as vésperas dos Jogos Parapan Americanos.
* Minas Tênis Clube vence a disputa da edição inaugural da Copa CBC de Natação em Porto Alegre. Três novos recordes brasileiros de categoria quebrados.
* Ana Marcela Cunha termina o Circuito Mundial FINA Marathon Swim Series com o vice campeonato. Vitória para a italiana Rachelle Bruni, seu terceiro título mundial.
* Shane Tusup, ex-marido e treinador de Katinka Hosszu, volta a trabalhar como técnico. Anuncia o seu retorno agora como treinador da italiana Ilaria Cusinato. Relação dura pouco, mas Tusup fica no esporte com outro grupo de nadadores.
* Torneio Centro-Oeste de Clubes, de Infantil a Senior, em Campo Grande, vitória da Uni-Evangélica em competição disputadíssima sobre o Rádio Clube.
OUTUBRO
* Ana Marcela Cunha vence a prova dos 5 quilômetros de águas abertas nos Jogos Mundiais de Praia em Doha, no Catar.
* São Paulo campeão 26o título, 19o consecutivo do Troféu Chico Piscina em Mococa. Das 18 seleções presentes a competição, todas chegaram a pelo menos uma final e 15 delas ganharam pelo menos uma medalha e 11 pelo menos uma medalha de ouro.
* Natação do Ceará perde o treinador Ricardo Torres, técnico durante 25 anos da equipe do BNB Clube.
* Lançada a ISL, International Swimming League, competição reunindo oito clubes profissionais organizada por um empresário ucraniano na disputa de seis competições eliminatórias num verdadeiro show e novas perspectivas para a natação profissional. Presença de doze nadadores brasileiros.
* Chega as livrarias a edição do Guiness Book e traz Ana Marcela como a maior vencedora da história de etapas da Copa do Mundo de Águas Abertas.
* Recorde sul-americano dos 50 metros costas em piscina curta para Guilherme Guido na ISL de Budapeste com 22.55.
* Aricia Peree e Thiago Oliveira vencem a Copa CBC de Águas Abertas em Salvador.
* Fernanda Celidônio entra para a história como a quinta nadadora a ganhar o Troféu Chico Piscina por quatro anos consecutivos e a primeira mulher a ganhar em duas provas, 100 costas e 200 medley.
* Brasil termina em terceiro a natação dos Jogos Mundiais Militares, em Wuhan, na China. Foram 19 medalhas, 4 de ouro, 9 de prata e 6 de bronze.
* Na disputa da etapa de Budapeste da ISL, a australiana Minna Atherton quebra o recorde mundial dos 100 metros costas em piscina curta com 54.89.
* No Mundial Militar, estreia das águas abertas, Ana Marcela Cunha é ouro nos 10 quilômetros, bronze nos 5 quilômetros, Allan do Carmo bronze nos 10 quilômetros e o revezamenot misto fica com a prata.
* Katinka Hosszu chega a 300 vitórias na Copa do Mundo, a maior vencedora da história da competição.
* Justiça determina a primeira condenação para os dirigentes da antiga gestão da CBDA. Coaracy Nunes, Ricardo de Moura e Sérgio Alvarenga são condenados em primeira instância.
* Brandonn Almeida deixa o Corinthians e passa a treinar com Carlos Henrique Matheus. A partir de janeiro passa a defender a equipe do SESI SP.
* Nos Estados Unidos, o NCAA anuncia que irá permitir a profissionalização dos atletas estudantes em processo progressivo que deverá estar concluído até 2022.
* Treinador brasileiro Arthur Albiero renova com a Universidade de Louisville passando a ser um dos mais bem pagos técnicos de natação do mundo.
* Brent Hayden do Canadá volta a nadar depois de sete anos de aposentadoria. Medalhista olímpico e mundial vai tentar a vaga para Tóquio 2020 aos 36 anos de idade.
* Nadador americano Conor Dwyer é suspenso por doping e ao mesmo tempo anuncia a sua aposentadoria.
NOVEMBRO
* Seguindo sua sequência de títulos e quebra de jejum, Minas Tênis Clube campeão do Campeonato Brasileiro Júnior de Verão, Troféu Julio de Lamare, na piscina do Flamengo, no Rio de Janeiro. Melhor resultado da competição foi o recorde brasileiro de categoria para Murilo Sartori nos 400 metros nado livre Júnior I masculino com 3:49.77.
* Thiago Silva do Fluminense bate o recorde de campeonato dos 800 metros nado livre Júnior I que pertencia a Luiz Lima desde 1993. Detalhe que o nadador é treinado por Luiz Raphael, o mesmo técnico de Lima há 26 anos.
* Florent Manaudou assina contrato de patrocínio com a Arena.
* Nadadora americana Regan Smith entra na lista Next 100 da revista Time como um dos destaques da nova geração mundial.
* Na cerimônia de premiação da British Swimming Awards, Melanie Marshall foi eleita a treinadora do ano e seu pupilo, Adam Peaty, atleta do ano pela terceira vez.
* Sarah Kohler bate o recorde mundial dos 1500 metros nado livre em piscina curta com 15:18.01 na disputa do Campeonato Alemão de Piscina Curta em Berlim.
* Na África do Sul, SA Sports Awards premiou Tatjana Schoenmaker como a melhor atleta do ano no país. Schoenmaker foi medalha de prata nos 200 metros peito no Campeonato Mundial de Gwangju.
* Etapa de Doha, no Catar, fecha a temporada consagrando Cate Campbell da Austrália e o russo Vladimir Morozov respectivamente como Rainha e Rei da Copa do Mundo 2019.
* Ariarne Titmus indicada como Nadadora do Ano na Austrália pela Swimming Australia. Outros vencedores: Seu treinador Dean Boxall, técnico do ano, Kareena Lee, nadadora de águas abertas do ano, seu treinador John Roders, t®écnico do ano, Lakeisha Patterson e Tiffany Thomas Kane nadadores paraolímpicos do ano, Matthew Temple, revelação do ano.
* Minas Tênis Clube bi campeão do Brasileiro Infantil de Verão, Troféu Maurício Bekenn em Porto Alegre. Quebrados 12 recordes na competição, quatro recordes brasileiros de categoria e 8 de campeonato.
* Bruno Fratus deixa de ser orientado pelo técnico australiano Brett Hawke. Treinamento fica a cargo da esposa Michelle Lenhardt.
* Caroline Vogt é indicada pela segunda vez consecutiva como Head Coach da Seleção Americana de Águas Abertas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
* Caeleb Dressel e Regan Smith são premiados como os melhores nadadores do ano pela USA Swimming no tradicional Golden Goggle Awards.
* Betina Lorscheitter do Corinthians e Alexandre Finco do União são os campeões brasileiros de águas abertas de 2019.
* Tribunal da Corte Suprema do CAS/TAS faz o julgamento do caso de Sun Yang em apelação da WADA contestando a decisão da FINA em absolver o nadador em controverso caso de destruição de amostras. Julgamento foi aberto a imprensa e decisão deve ser anunciada em janeiro.
* Katinka Hosszu anuncia a demissão de seu treinador Petrov Arpad e vai ser a sua própria técnica no planejamento até Tóquio 2020.
* Fabíola Molina é indicada Secretária Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social.
DEZEMBRO
* Brasil domina a natação dos Jogos Escolares Sul-Americanos conquistando 39 medalhas, 19 ouros, 10 pratas e 10 bronzes. João Pierre Campos com cinco medalhas de ouro é o maior medalhista da competição.
* Campeão mundial paralímpico, colombiano Carlos Daniel Serrano escolhido esportiva paralímpico do ano em seu país.
* Inaugurada em Campo Grande, a primeira piscina olímpica do Estado do Mato Grosso do Sul com o Campeonato Estadual Leonardo de Deus. Agora, apenas Tocantins, Alagoas e Maranhão seguem como os Estados que não possuem nenhuma piscina de 50 metros.
* Cali Condors, LA Current, Energy Standard e London Roar fazem a Grand Final da Liga Internacional da Natação em Las Vegas.
* COB faz a premiação do Prêmio Brasil Olímpico 2019 reconhecendo Ana Marcela Cunha como a melhor das águas abertas e Bruno Fratus como vencedor da natação.
* Melhores do Ano pela Swimming Canadá, nadador do ano para Markus Thormeyer no masculino e Kylie Masse no feminino, ambos pelo segundo ano consecutivo. Maggie MacNeil escolhida como a Revelação do Ano, Aurelie Rivard nadadora paraolímpica do ano e Aly Van Wyck-Smart a revelação paralímpica.
* Guilherme Costa arrasa no US Open vencendo três provas, 400, 800 e 1500 metros nado livre, as três com novos recordes sul-americanos.
* Tribunal da Corte Suprema do CAS/TAS faz julgamento do caso Gabriel Santos. Defesa do nadador brasileiro apelou pela suspensão de 12 meses imposta em julho. Decisão é aguardada para janeiro.
* Revista Swimming World apresenta a sua anual premiação dos melhores do ano reconhecendo Caeleb Dressel e Regan Smith como os mais destacados nadadores do mundo em 2019.
* Clube Curitibano conquista pela primeira vez o título de Campeão Brasileiro Juvenil de Verão. Competição foi a de melhor nível de toda a temporada, 26 recordes batidos, 11 recordes brasileiros de categoria e 15 recordes de campeonato.
* Stephanie Balduccini do Paineiras se torna na primeira nadadora do Brasil a ser campeã de todas as provas de 100 metros nos quatro estilos num mesmo campeonato.
* Rússia vence o Campeonato Europeu de Piscina Curta na Escócia somando 22 medalhas, sendo 13 de ouro. Vladimir Morozov da Rússia foi o maior medalhista com sete medalhas de ouro.
* Anton McKee indicado Nadador do Ano na Islândia.
* Anton Chupkov é escolhido como o Melhor Nadador do Ano na Rússia.
* Vila Parahyba no Mirim a Petiz e no Infantil a Senior leva os títulos do Troféu Reinaldo Malta em Maceió, Copa Nordeste de Natação.
* Maria Carolina Santiago é apontada como Melhor Atleta da Natação do Ano no Prêmio Paralímpicos 2019.
* Wendell Moreira, campeão mundial S11 dos 50 metros nado livre, ganha o Prêmio Revelação do Ano no Prêmio Paralímpicos 2019.
* Fim da equipe da ACEB na Bahia, Carlos Rogério Arapiraca leva o seu programa para a Associação Atlética da Bahia a partir de janeiro de 2020.
* Nadadora japonesa Rikako Ikee recebe alta do hospital em seu tratamento de leucemia.
* Danas Rapsys e sua treinadora Inna Paipeliene são escolhidos respectivamente como o Atleta do Ano e a técnica do Ano na Lituânia.
* Delfina Pignatiello vence o Olimpia de Plata, melhor nadadora do ano na Argentina.
* Na Alemanha, Florian Wellbrock ficou em quarto lugar na eleição anual do Atleta do Ano feita pela Associação dos Jornalistas Esportivos do país. A nadadora Sarah Kohler ficou na 10a posição entre as mulheres. Os vencedores foram do atletismo, Niklaus Kaul e Malaika Mihambo.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!