O Blog publicou ontem (link), a lista dos eventos cancelados. E já alertava para o risco do cancelamento do Campeonato Europeu dos Esportes Aquáticos. A competição que estava marcada para Budapeste, na Hungria, de 11 a 24 de maio, foi suspensa hoje pela LEN, Liga Europeia de Natação.

A decisão feita em reunião do Bureau da entidade por vídeoconferência e liderada pelo Presidente Paolo Barelli decidiu que, inicialmente, o evento deve acontecer em agosto, depois da Olimpíada. Barelli é italiano e acompanha de perto todo o drama e a crise que o Coronavírus tem impactado todos os países da Europa.

Muitos, inclusive, estão com suas fronteiras fechadas. A Hungria, sede do Europeu, foi um dos primeiros a fazer isso.

A data do Europeu deve ser confirmada em maio ou junho e não está afastada a mudança da data da competição para o próximo ano. Disputado desde 1926, o Campeonato Europeu é a mais antiga competição continental de natação do mundo.

Com o Europeu suspenso, o próximo cancelamento no radar passa a ser a Seletiva Pré-Olímpica das Águas Abertas. O evento está marcado (por enquanto) para a cidade de Fukuoka, no Japão, dias 30 e 31 de maio. As provas de 10 quilômetros nestes dois dias servirão para classificar mais 15 homens e 15 mulheres para a disputa olímpica.

O Japão há dois dias estabeleceu novas regras de imigração no país. A decisão impacta diretamente viagens vindas da Europa, em específico da Itália, Espanha, Suíça, além de Irã e China. A deliberação do Governo Japonês já forçou a FINA retirar do país as disputas pré-olímpicas dos saltos ornamentais e nado artístico.

No caso das águas abertas é mais uma daquelas tantas coisas que estão acontecendo e vão acontecer. O cancelamento é questão de dias, semanas… Inevitável!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário