Não briguem comigo, nem curto muito conspiração. Foi o Primeiro Ministro das Finanças do Japão Taro Aso que mencionou ao jornal Japan Times durante a semana. Segundo ele, “a cada 40 anos, temos uma Olimpíada amaldiçoada, isso é fato”.

Fomos pesquisar e realmente ele tem razão, ou apenas coincidência.

Depois de 1900, tivemos a Olimpíada de 1940 que seria no Japão e foi cancelada por conta da Segunda Grande Guerra Mundial. Quarenta anos depois, os Jogos Olímpicos de Moscou e o primeiro grande boicote, na época liderado pelos Estados Unidos em represália a invasão do Afeganistão pelas tropas da União Soviética. Quarenta anos depois e chegamos a Tóquio 2020.

Mas qual seria a razão para tal maldição? Só pode ter sido alguma coisa que aconteceu nos Jogos de 1900, em Paris, na França.

No meu levantamento, e sem apurar algum motivo específico, encontrei alguns pontos que podem ter deixado os Deuses do Olimpo revoltados e nos punem até hoje:

* Os Jogos de 1900, a segunda Olimpíada da era moderna, foram extremamente desorganizados. Tinham esportes que nem se sabia que estavam no programa da Olimpíada.

* Os organizadores “ousaram” a colocar esportes como automobilismo, motociclismo, balonismo e até uma prova de natação com obstáculos.

* Uma grande mancada, não tinha medalha! Algumas modalidades até deram troféu para os campeões, mas o resto ganhava um copo!

* A pior que eu achei, na prova do tiro esportivo, foram usados pombos vivos como alvo!

* Na prova da esgrima, foi aberta a participação de profissionais, o que já era um absurdo, e o pior, prêmio para o vencedor de 3 mil francos, algo totalmente inaceitável até os dias de hoje ferindo por completo o espírito olímpico.

* Tem ainda a questão dos atletas religiosos, muitos dos americanos jamais competiam aos domingos e sem saber do calendário das provas, acabaram perdendo as disputas e seguindo sua fé.

Em época de tanta conspiração por aí, e no meio da quarentena, o Coach foi buscar em 1900 a razão para esta maldição olímpica a cada 40 anos. Se tudo isso for bobagem, vai ver que o Corona já me pegou.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário