A Swimming Australia fez uma “recomendação expressa” a seus nadadores para não deixarem o país e participarem da segunda temporada da ISL, a Liga Internacional da Natação. Um contingente de 28 nadadores australianos desfalcou 8 dos 10 clubes da liga, era o país com o segundo maior número de atletas.

A resposta da ISL veio hoje e numa nota oficial bem dura publicada em seu site oficial:

A International Swimming League optou por sediar sua temporada de 2020 em um único local com uma programação condensada de 5 semanas a partir de 16 de outubro de 2020.

A ISL está empenhada em oferecer um ambiente seguro a todos os atletas e funcionários. É por isso que um protocolo médico estrito, desenvolvido com, estará em vigor, dentro e ao redor da mundialmente famosa Duna Arena em Budapeste, Hungria, que servirá como palco para a única grande competição deste ano que apresentará os melhores nadadores do mundo.

À luz do comportamento recente, o ISL está lançando a seguinte declaração:

“A atual crise de saúde não deve ser usada para consolidar interesses adquiridos existentes.

É inaceitável que alguns líderes da federação nacional de natação, com conhecimento e cinismo, usem a pandemia para intimidar os atletas que desejam participar de outras competições.

Os atletas devem ser protegidos não apenas em sua integridade física, mas também em sua integridade econômica e social. Eles precisam competir ou arriscar colocar em perigo seus meios de subsistência.

A ISL defende o direito de todos os atletas de viverem livremente sua vida na natação, acredita que é hora de colocar o poder de volta em suas mãos, de defender seu direito de ganhar a vida que merecem e de ter mais voz na forma como seu esporte é corre.

O recente bullying e pressão sobre alguns dos atletas que já se encontram em situação precária é uma manobra política e contrária ao próprio espírito do esporte ”.

#YesToCompetition #NoToBullying

Liga Internacional de Natação

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário