Conversei hoje com um amigo jornalista chinês para saber detalhes de como o caso e a repercussão de toda novela Sun Yang aconteceu por lá.

Uma das primeiras observações é a queda da popularidade de Sun Yang, especialmente na mídia chinesa. Ele continua tendo seus fieis e ardorosos fãs, mas todo o sentimento “anti-China” disparado pelas suas atitudes também teve consequências negativas.

Dois aspectos ainda incrementam isso. O primeiro deles é que agora a chinesa Yang Yang, ex-campeã olímpica de patinação no gelo, é a nova vice presidente da WADA, o que elimina a imagem de que a WADA é anti-China. O outro é a questão levantada pelo juiz Franco Frattini e que causou a anulação do julgamento.

O italiano Frattini é um defensor das causas em defesa dos animais e suas críticas foram diretas as crueldades e ao Yulin Dog Meat Festival. Cada dia mais e mais chineses são contrários ao festival, as crueldades e principalmente a comer cachorros. São poucos os “nacionalistas chineses” que ainda defendem o Yulin Festival como uma tradição nacional. Além disso, Frattini como Ministro do Exterior da Itália foi um dos defensores da aproximação e dos benefícios comerciais entre China e Itália.

Para terminar, a expectativa de novo julgamento não é de nova decisão. A impressão geral da imprensa chinesa é de que o novo julgamento, mesmo com mudança de estratégia do time de defesa de Sun Yang possa terminar com a mesma punição, suspensão por oito anos.

O CAS/TAS ainda não marcou a nova data do julgamento que vai reunir as partes, WADA e a defesa de Sun Yang.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *