Diferente do sistema de apuração dos atletas, primeiro e segundo lugar, desde que tenham a marca A, o critério para indicar os treinadores da Seleção Americana de Natação para Tóquio são bem subjetivos, e até questionáveis.

Desde novembro de 2018, os head coaches já estão anunciados. Nos Estados Unidos, os treinadores principais são decididos muito antes e começam a trabalhar desde então. O processo de seleção inclui um rigoroso controle de histórico, títulos e até mesmo uma aplicação onde deve fazer uma composição “Qual o motivo de estar aplicando para ser o técnico da Seleção”.

Um comitê especialmente é montado para avaliar os candidatos e foram escolhidos Greg Meehan da Universidade de Stanford para a Seleção feminina e Dave Durden da Universidade da Califórnia para a equipe masculina. Catherine Kase, que já havia sido head coach no Rio 2016, repete como head coach da equipe de águas abertas.

Após a Seletiva, e durante o evento, são considerados os nomes que irão fazer parte da comissão técnica. Estes treinadores serão apurados e aprovados pelos respectivos head coaches de cada Seleção. Foram anunciados oito nomes abaixo relacionados:

* Bob Bowman tem duas atletas na equipe, incluindo Allison Schmitt que vai para sua quarta Olimpíada, faz parte do staff desde 2008.
* Todd Desorbo, técnico da Virginia, um dos destaques da Seletiva, quatro atletas convocadas.
* Ray Looze, técnico da Indiana University, cinco convocados, duas mulheres e três homens, já tinha feito parte da Seleção no Rio 2016.
* Tery McKeever, técnica da Califórnia, primeira e única mulher da história a fazer parte da comissão técnica olímpica da natação de piscina, duas convocadas.
* Jack Bauerle, técnico da Geórgia, seis convocados, quatro homens e duas mulheres.
* Anthony Nesty, técnico da Flórida, estreante na Seleção Olímpica Americana, dois homens convocados.
* Peter Andrew, técnico de Michael Andrew, estreante em Seleções Americanas.
* Gregg Troy, técnico do Gators Swim Club, técnico de Caeleb Dressel, integrante das comissões olímpicas dos Estados Unidos desde 1996.

Na escolha dos treinadores gerou um pouco de controvérsia ao terem deixado de fora Ron Aitken, treinador do Sandpipers Swim Team que colocou três nadadoras na equipe. Na minha opinião, injustiça, das grandes.

Abaixo a foto de Ron e suas três nadadores que fazem parte da equipe: Erika Sullivan (1500 livre), Katie Grimes (800 livre) e Bella Sims (4×200 livre).

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário