O resultado da natação paralímpica do Brasil foi histórico em Tóquio. Foram 23 medalhas, 8 ouros, 5 pratas e 10 bronzes. Nunca tivemos tantos nadadores de tantas classes diferentes no pódio paralímpico, diferente das edições anteriores onde havia uma concentração muito grande em alguns atletas multi medalhistas.
A campanha, e o ciclo paralímpico entre 2016 a 2021, foi diferente. O Brasil melhorou nas classes baixas, nas classes intelectuais e de baixa visão. O CPB, mesmo assim, decidiu reformular o programa.
A primeira medida foi a retirada do acúmulo de funções do Head Coach Leonardo Tomasello Araújo que deixa de ser o coordenador geral da natação do CPB. A função a partir de agora passa a ser ocupada pelo Vice Presidente do CPB, o ex-atleta de para-atletismo Yohansson Nascimento.
Esta mudança veio acompanhada de cortes na comissão técnica e pegou todo o departamento de surpresa. Até a publicação deste post, já haviam sido demitidos o treinador das classes baixas Fabiano Quirino e o preparador físico Henrique Oliveira. De acordo com fontes que a Best Swimming apurou, uma reformulação administrativa está sendo implantada, mas ambas as demissões não passaram pela avaliação técnica.
Ao ser procurado pelo site, o CPB enviou a seguinte resposta da Coordenação Técnica da Natação: “Estamos felizes e orgulhosos com os resultados e conquistas alcançados nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Agradecemos imensamente aos profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da natação paralímpica brasileira até o ciclo que se encerrou em Tóquio. Todo projeto precisa ser aperfeiçoado, e, em razão de aspectos estratégicos, a coordenação da natação paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro, optou por promover alterações, sem que possam representar perda de qualidade no trabalho, mantendo o núcleo duro da modalidade com total autonomia.”.
O Comitê Paralímpico Brasileiro abriu durante a semana uma série de vagas de emprego incluindo a de preparador físico, mas sem a posição do treinador para as classes baixas da Seleção.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!