A nerlandesa Ranomi Kromowidjojo é mais um grande nome a anunciar a sua aposentadoria do esporte pós-Olimpíada de Tóquio. Através das suas redes sociais, a nadadora de 31 anos de idade acompanha o que fez seu marido, o campeão olímpico Ferry Weertman no mês passado.

 

 

Nascida em Sauwerd, filha de pais com descendência Javanesa do Suriname, Kromowidjojo começou a nadar com apenas 3 anos de idade e se tornou numa das maiores velocistas do mundo. Deixa a natação com cinco recordes nacionais, um recorde europeu e um recorde mundial em vigência.

Kromowidjojo esteve em quatro Olimpíadas conquistando quatro medalhas, três ouros e uma prata. Suas vitórias vieram no revezamento 4×100 livre dos Jogos de Beijing 2008 e os dois ouros nas provas de 50 e 100 livre da Olimpíada de Londres em 2012.

 

 

São 89 medalhas internacionais na carreira, 44 de ouro, 30 de prata e 15 de bronze:

Competição Ouro Prata Bronze Total
Olimpíadas 3 1 0 4
Mundial Longa 3 8 6 17
Mundial Curta 14 9 5 28
Europeu Longa 6 7 1 14
Europeu Curta 18 5 3 26
Total 44 30 15 89

Recordes nacionais de Ranomi Kromowidjojo
Piscina curta
50 livre – 22.93
100 livre – 50.95
50 borboleta – 24.44

Piscina longa
50 livre – 23.85
50 borboleta – 25.24

Recorde europeu
50 livre piscina curta – 22.93

Recorde mundial
50 livre piscina curta – 22.93

 

 

Texto publicado por Ranomi Kromowidjojo nas suas redes sociais:

Estou me aposentando da natação profissional
Após 16 anos de esportes de ponta, minha carreira profissional de natação está completamente encerrada. Aos 3 meses, a minha avó já me levava ao banho e aos 4 anos já tinha os meus diplomas de natação
A natação será sempre a minha paixão, mas não a nível profissional. Eu sempre soube que mais do que apenas esportes de ponta e que isso faz parte de um grande .
Conquistei muito mais do que jamais ousei sonhar! Graças a todos esses anos de esportes de ponta, sei que você é capaz de muito mais do que pensa, inclusive por ter a mentalidade certa. E também estou convencido de que essas experiências me ajudarão agora no meu próximo desafio para inspirar outras pessoas
Eu não sei exatamente como isso vai parecer ainda. Só uma coisa eu sei, isso não é o fim Posso livro cheio de escrita cheia de lições, lindas lembranças, amizades valiosas, e tudo que passei como “pro” (algo que eu não queria de jeito nenhum como uma criança de 12 anos porque “dan mo e você treina tão duro e sem diversão faz mais”). Também posso escrever um livro para agradecer a todas as pessoas que são importantes para mim (foi) . Mas acho que prefiro levar algum tempo para brindar, brindar, ou tomar um café espontaneamente num futuro próximo E de outra forma desfrutar .
Foi um verdadeiro prazer fazer todas as belas corridas e momentos não só para mim. Mas também para te levar na viagem e mais uma vez, este não é o fim “só” da minha carreira profissional de natação .

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário