Joshua Liendo é a maior revelação da natação masculina do Canadá dos últimos anos. Com apenas 19 anos de idade, Liendo não é o primeiro nadador negro da Seleção Nacional, mas é o que mais impacto já causou. E sua evolução é incrível e em velocidade geométrica.

Joshua Liendo Edwards nasceu em Markham, Ontario, em 20 de agosto de 2002. Filho de pais imigrantes de Trinidad & Tobago, a família Liendo retornou para o país de origem quando o jovem Liendo ainda era criança. Foi em Trinidad & Tobago que aconteceram as primeiras medalhas e os primeiros resultados na natação.

 

 

Liendo poderia ter adotado a cidadania de seus pais, mas o sonho de representar o Canadá sempre esteve em seus pensamentos. Quando a família decidiu retornar para o Canadá, Liendo explodiu em seus resultados.

Em 2018, na sua primeira grande Seleção Nacional, Liendo fez parte da equipe do Canadá nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires onde nem passou das eliminatórias. Foi 18o nos 50 livre, 19o nos 100 borboleta e 21o nos 100 livre. Sua evolução foi rápida, e no ano seguinte, no Mundial Júnior em Budapeste, Liendo foi prata nos 100 livre e duas medalhas nas provas de revezamento.

A convocação para Tóquio veio na Seletiva Olímpica onde foi o maior destaque, ou maior surpresa, incluindo o recorde nacional dos 100 borboleta com 51.40 que ainda é seu. Na Olimpíada, Liendo chegou a duas semifinais, 11o nos 100 borboleta e 14o nos 100 livre. O melhor resultado veio em duas finais de revezamento, 4o lugar no 4×100 livre (parcial de 47.51) e 7o lugar no 4×100 medley (parcial de 51.02 de borboleta).

Em dezembro do ano passado, Liendo foi o maior destaque masculino do Canadá no Mundial de Abu Dhabi, onde foi bronze nos 50 e 100 livre, além de ganhar o ouro no 4×50 livre misto.

 

 

Um pequeno documentário traz a história de Joshua Liendo apresentado este mês no Canadá. Confira abaixo:

https://www.tsn.ca/TSN-Originals/video/tsn-original-rhythm–flow~2386696

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário